Leia também:
X Zambelli defende Bolsonaro após críticas contra a Globo

TSE dá 15 dias para Bolsonaro explicar ‘fraudes em urnas’

Corte ainda instaurou procedimento para apurar o comprometimento das eleições de 2018 e de 2022

Pleno.News - 21/06/2021 20h35 | atualizado em 21/06/2021 20h57

Bolsonaro sério irritado
Presidente Jair Bolsonaro Foto: Flickr/Palácio do Planalto

Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente Jair Bolsonaro terá um prazo de 15 dias para explicar suas declarações sobres fraudes nas eleições de 2018 e eventuais fraudes no pleito de 2022. A determinação é do ministro Luís Felipe Salomão, corregedor da Corte.

Além do pedido de explicações, foi instaurado um procedimento administrativo para apurar a existência de elementos sobre o comprometimento das eleições de 2018 e de 2022.

Nas últimas semanas, o presidente voltou a abordar o assunto da fraude eleitoral. Na transmissão ao vivo realizada na quinta-feira (17), o presidente disse ter vencido a eleição no primeiro turno. Ele ainda afirmou que “quem sabe”, irá “disponibilizar” as provas da fraude.

Em despacho, o ministro escreveu que “considerando o teor das manifestações indicadas no anexo da portaria, que há inconformidades no processo eleitoral, oficie-se às autoridades que surgiram para que apresentem, no prazo de 15 dias, evidências ou informações de que disponham, relativas à ocorrência de quaisquer fraudes ou inconformidades”.

Bolsonaro já havia abordado o assunto esse mês. Durante um culto com lideranças evangélicas na cidade de Anápolis, em Goiás, ele garantiu ter sido eleito no primeiro turno.

– Eu fui eleito no primeiro turno. Eu tenho provas materiais disso. A fraude, que existiu sim, me jogou para o segundo turno. Outras coisas aconteceram e só acabei ganhando porque tive muito voto e [por causa de] algumas poucas pessoas que entendiam de como evitar ou inibir que houvesse a fraude naquele momento [em] que nos elegemos – explicou no evento.

Leia também1 Zambelli defende Bolsonaro após críticas contra a Globo
2 Câmara aprova MP que permite a privatização da Eletrobras
3 Em nota, Rede Globo e afiliada repudiam críticas de Bolsonaro
4 Após criticar a Globo, Bolsonaro é elogiado em rede social
5 Sadi sobre crítica de Bolsonaro à Globo e à CNN: "Inaceitável"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.