Leia também:
X Temer não decidiu apoiar Bolsonaro, afirma ex-ministro

TSE censura site por reportagem sobre apoio de Lula a Ortega

Ditador da Nicarágua é amigo do petista e apoia sua eleição para presidente do Brasil

Leiliane Lopes - 05/10/2022 21h36 | atualizado em 06/10/2022 11h31

Daniel Ortega e seu amigo Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exigiu que o Twitter e o Facebook removam 31 postagens do site Gazeta do Povo que mostravam o apoio que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dá ao ditador da Nicarágua, Daniel Ortega.

A censura foi determinada em caráter liminar assinada pelo ministro Paulo de Tarso Sanseverino que atendeu a um pedido feito pela coligação de Lula. Na ação, o grupo diz que as postagens promoviam “reiterada campanha difamatória” contra o candidato de esquerda.

Ainda segundo eles, o objetivo era “incutir no eleitor a ideia de que ele persegue e ameaça cristãos, assim como seu aliado e amigo”, se referindo a Ortega.

Em sua decisão, o ministro Sanseverino diz que a postagens têm “conteúdos manifestamente inverídicos em que se propaga a desinformação de que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a invasão de igrejas, perseguiria os cristãos, bem como apoiaria a ditadura da Nicarágua”.

NOTA DA GAZETA DO POVO
A diretora da Gazeta do Povo, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, afirmou em nota que a decisão é “censura pura e simples”.

– Derrubar conteúdos verdadeiros, e perfeitamente verificáveis, é prática de ditaduras. A decisão, no entanto, reacende a nossa vontade de continuar lutando para que a liberdade de expressão seja totalmente reestabelecida no Brasil, pois, infelizmente, não somos um caso único e inédito. Hoje vemos crescer cada vez mais a interferência do Judiciário contra a liberdade de imprensa. Vamos lutar contra a decisão arbitrária nas esferas cabíveis – diz a nota.

Leia também1 Ditador da Nicarágua, Ortega parabeniza Lula após 1° turno
2 Sogra de Sasha faz post contra o comunismo, Lula e ditadores
3 Nicarágua expulsa embaixadora após UE expor perseguição
4 Ortega, ditador da Nicarágua, chama Igreja de "ditadura"
5 Nicarágua proíbe cristãos de celebrar o Dia da Bíblia nas ruas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.