Leia também:
X Lula passa por procedimentos no Hospital Sírio-Libanês nesta sexta

TSE aprova repasse de R$ 13,2 milhões para eleições no exterior

Medida atende a uma solicitação do Ministério das Relações Exteriores

Pleno.News - 24/04/2026 09h50 | atualizado em 24/04/2026 16h46

Urna eletrônica utilizada nas eleições de 2018 Foto: Elza Fiúza/ABr/Foto Pública

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (23), o requerimento que autoriza o repasse de R$ 13,2 milhões para a realização das eleições de 2026 no exterior. A medida atende a uma solicitação do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, e do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

Os recursos serão usados para viabilizar o aluguel de imóveis em territórios fora das embaixadas e repartições consulares brasileiras. Esses espaços serão destinados à instalação de seções eleitorais em países onde a demanda de eleitores justifique a ampliação dos locais de votação.

Segundo o TSE, “a medida assegura o exercício do direito de voto pelas brasileiras e pelos brasileiros residentes no exterior e contribui para a regularidade do processo eleitoral”.

De acordo com o requerimento aprovado, o repasse permitirá ao Ministério das Relações Exteriores providenciar, de forma antecipada, o aluguel de espaços adequados para o funcionamento de 65 seções eleitorais.

No voto apresentado na sessão, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, relatora do processo, destacou que o requerimento atende ao número mínimo de eleitores exigido pelo Código Eleitoral, que determina serem necessários, ao menos, 30 inscritos para a criação de seção eleitoral no exterior.

Segundo resolução do TSE, as seções eleitorais no exterior devem ser designadas e comunicadas ao Ministério das Relações Exteriores até 6 de julho de 2026.

*AE

Leia também1 Lula passa por procedimentos no Hospital Sírio-Libanês nesta sexta
2 Zema se pronuncia após fala de Gilmar sobre homossexualidade
3 Juiz decreta nova prisão de MC Poze, MC Ryan e dono da Choquei
4 Gilmar associa homossexualidade a algo ofensivo ao criticar Zema
5 Lula chama agentes da PF que "fingem trabalhar" no exterior

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.