Leia também:
X Tarcísio encontra investidores em NY: “O melhor está por vir”

TSE abre código-fonte da urna em evento nesta segunda-feira

Edição ocorre antecipadamente com a presença de entidades como as Forças Armadas e a Polícia Federal

Thamirys Andrade - 04/10/2021 16h43 | atualizado em 04/10/2021 17h26

Urna eletrônica Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se antecipou e promove já nesta segunda-feira (4) a abertura dos códigos-fonte dos sistemas eleitorais para conferência pela sociedade civil. No evento, conhecido como Ciclo de Transparência Democrática, representantes da sociedade acompanham o desenvolvimento do programa utilizados nas urnas eletrônicas.

A abertura dos códigos-fonte costumam ocorrer seis meses antes das eleições, e pela primeira é realizada 12 meses antes, devido a uma determinação do TSE, aprovada por unanimidade pela Corte Eleitoral na última terça-feira (28), em meio a críticas ao sistema eleitoral.

Durante o Ciclo de Transparência Democrática, civis podem checar o funcionamento das linhas de programação que compõem o software das urnas, além de coletar e apurar os votos.

Outro fator inédito este ano é que foram convidadas entidades como as Forças Armadas, a Polícia Federal, universidades, integrantes da Comissão de Transparência das Eleições e autoridades de entidades internacionais como a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Idea Internacional e a União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore), além de ministros do TSE.

Em edições anteriores, apenas representantes de partidos políticos, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) podiam acompanhar o processo.

O evento foi aberto às 14h pelo ministro Luís Roberto Barroso.

– A proposta de antecipação do evento de acesso aos sistemas eleitorais desenvolvidos pelo TSE se justifica com o intuito de aperfeiçoamento das boas práticas e da necessidade de se ampliar a transparência do processo eleitoral, especialmente quanto ao processo de desenvolvimento e auditabilidade do sistema eletrônico de votação – disse o ministro.

Leia também1 Médicos da Prevent receitaram 'kit Covid' para os familiares
2 Gilmar suspende trecho da lei de Improbidade Administrativa
3 Guedes e Campos Neto dizem que offshores foram declaradas
4 José de Abreu indica que deve ser candidato pelo PT em 2022
5 "Ciro agride verbalmente a mim e Lula há anos", diz Haddad

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.