Leia também:
X Lula oficializa aposentadoria de Ricardo Lewandowski do STF

Troca! Lula tira ex-ministros de Bolsonaro do Conselho de Itaipu

Presidente segue fazendo mudanças, nomes foram exonerados e tucano assume

Pleno.News - 06/04/2023 11h19 | atualizado em 06/04/2023 11h58

Lula durante cerimônia da Itaipu (março/2023) Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu trocar os membros do Conselho de Itaipu. Foram exonerados três ex-ministros do governo Bolsonaro: Adolfo Sachsida, Bento Albuquerque (ambos de Minas e Energia) e Carlos Alberto Franco França (Relações Exteriores). Os atuais mandatários dessas pastas foram nomeados: o ex-senador Alexandre Silveira e Mauro Vieira, respectivamente.

Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, e de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, também foram nomeados para o colegiado.

Outra substituição foi a de Fernando Simas Magalhães pelo ex-deputado estadual paranaense Michele Caputo Neto (PSDB-PR).

As trocas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (6). Também deixarão os cargos no conselho Célio Faria Junior, José Carlos Aleluia Costa e Maria Aparecida Borghetti.

Por indicação de Bolsonaro, os ex-conselheiros tinham mandato em Itaipu até maio de 2024. O regimento da empresa, porém, permite a substituição a qualquer tempo.

As vagas de conselheiros das empresas como Itaipu costumam ser entregues a ministros e executivos provenientes da iniciativa privada para incremento salarial. Os jetons não são considerados salário e, por isso, não entram nos cálculos de teto salarial, equivalente à remuneração mensal de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que passou a R$ 41,6 mil neste mês.

*AE

Leia também1 Lula oficializa aposentadoria de Ricardo Lewandowski do STF
2 Moro pede retomada de PEC que obriga escolha do PGR por lista
3 Dino quer incluir Dallagnol no inquérito das fake news
4 Ana Campagnolo faz apelo e clama por segurança em escolas
5 Bolsonaro depõe na PF e diz que não tentou reaver as joias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.