Leia também:
X Cofundador do PSDB morre após de ser espancado em casa

Tribunal de Haia informa que não receberá CPI da Covid

Apesar da recusa, Corte garantiu que analisará o relatório da comissão

Thamirys Andrade - 18/12/2021 12h56 | atualizado em 18/12/2021 13h51

Cúpula da CPI da Covid Foto: Agência Senado/Jefferson Rudy

O TPI (Tribunal Penal Internacional) informou que não receberá os senadores da CPI da Covid-19 para uma entrega presencial do relatório final do colegiado, em Haia, na Holanda.

– Podemos confirmar que o Gabinete recebeu um pedido para recepcionar o relatório pessoalmente. Considerando o nível de divulgação que foi gerado em relação à visita planejada, entretanto, o Gabinete decidiu, por enquanto, contra a realização de uma reunião pessoalmente – declarou o Gabinete do Procurador do TPI ao portal R7.

No entanto, o Procurador garantiu que analisará o relatório com toda a “independência e imparcialidade” e tomará as devidas providências.

Segundo explica o Gabinete, o primeiro passo da análise é identificar se o caso está de fato dentro da jurisdição da Corte internacional. O TPI explica ainda que, tão logo que seja concluída a primeira análise, os membros da CPI serão notificados com o parecer positivo ou negativo.

– Conforme a primeira fase do processo de apurações preliminares, a filtragem inicial do Gabinete visa determinar se as informações apresentadas estão manifestadamente fora da jurisdição do Tribunal.

A CPI da Covid-19 sustenta que o presidente Jair Bolsonaro cometeu crimes contra a humanidade e deve ser indiciado, o que caberia ao TPI julgar. A comitiva seria organizada pelo presidente da CDH (Comissão de Direitos Humanos), Humberto Costa (PT-PE), e custeada pelo Senado Federal.

Leia também1 Randolfe pede a Moraes que investigue Bolsonaro por 'intimidar a Anvisa'
2 STF: Randolfe pede suspeição de Mendonça em ação de Bolsonaro
3 Congresso derruba veto e retoma "fundão" de R$ 5,7 bilhões
4 STF: Fachin manda Bolsonaro 'explicar' mudanças na Rouanet
5 STF dá 48h para que governo explique vacinação de crianças

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.