Leia também:
X Cid chega à sede da PF para depor sobre cartões de vacina

TRF4 suspende multa de R$ 400 mil imposta à mulher de Cunha

Essa é mais uma decisão do juiz Eduardo Appio, referente à Lava Jato, a ser suspensa

Pleno.News - 18/05/2023 15h10 | atualizado em 18/05/2023 17h20

Cláudia Cruz e Eduardo Cunha Foto: Agência Senado/Marcos Oliveira

O desembargador Loraci Flores de Lima, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Porto Alegre), suspendeu a decisão do juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, que obrigava Cláudia Cruz, mulher do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, a depositar multa de 300 salários mínimos (R$ 396 mil) no bojo da Operação Lava Jato. A medida, agora sustada, havia sido determinada por Appio sob pena de decretação de prisão preventiva em caso de descumprimento.

A multa a Cláudia Cruz foi aplicada junto com sentença que a condenou em ação criminal por evasão de divisas. Em julgamento realizado em julho de 2018, a 8ª Turma do TRF4 sentenciou a mulher de Cunha a dois anos e seis meses de prisão, mas a pena foi substituída por restritivas de direitos.

No último dia 9, o juiz Eduardo Appio, que assumiu as sobras da antiga Lava Jato de competência da 13ª Vara de Curitiba, intimou Cláudia a depositar o valor em juízo, em até dez dias, sob pena de decretação de prisão preventiva.

O magistrado argumentou que o processo estava suspenso e que realizava uma inspeção judicial nos autos – após a ação ficar “parada” por meses. Appio destacou ainda que não havia notícia de que a condenação de Cláudia estava sustada. A defesa da mulher de Cunha recorreu ao TRF4, alegando que a multa deveria ser depositada somente quando a condenação transitasse em julgado – ou seja, quando se esgotarem todos os recursos possíveis.

Os advogados de Cláudia argumentaram que “foi reconhecida a incompetência” da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar o caso, com a remessa dos autos para a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro. O desembargador Loraci Flores de Lima, que assumiu a relatoria da Lava Jato no TRF4, apontou “louvável preocupação” de Appio quanto à “rápida dilapidação dos recursos financeiros” de Cláudia, mas ponderou que os argumentos da defesa justificam a suspensão do despacho do juiz de Curitiba.

Flores de Lima anotou que a ação penal na qual Appio determinou o depósito de bens está suspensa, com determinação de envio à Justiça Eleitoral, que vai decidir sobre a validade das decisões já dadas no caso.

O desembargador ressaltou a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para determinar qualquer medida constritiva contra Cláudia nos autos do processo. A decisão de Flores de Lima tem caráter liminar, provisório, e validade até que o TRF4 analise o caso.

COM A PALAVRA, OS ADVOGADOS QUE REPRESENTAM CLÁUDIA CRUZ
– A decisão liminar do Tribunal Regional Federal da 4ª Região é irretocável. Não há qualquer fundamento legal na execução provisória de pena restritiva de direito quando há um recurso que discute a própria existência do crime, ainda mais quando a decisão foi proferida por Juízo já reconhecidamente incompetente pelas Cortes Superiores. A decisão restabelece o devido processo legal e merece todos os elogios – disseram Pierpaolo Bottini, Tiago Rocha e Thiago Ferreira.

*AE

Leia também1 TRF-4 suspende anulação da condenação de Sérgio Cabral
2 Sergio Moro comenta cassação de Dallagnol: "Estou estarrecido"
3 Transparência Internacional condena cassação de Dallagnol
4 Barbosa "alerta" Lula para "erro" em não indicar negro ao STF
5 Marco Aurélio diz que TSE agiu à margem da lei ao cassar Deltan

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.