Leia também:
X Ativistas invadem a casa do embaixador do Brasil em Paris

TRF-2 cassa decisão de Bretas e libera viagem de Temer

Nova decisão foi tomada pelo desembargador Antonio Ivan Athié

Ana Luiza Menezes - 26/09/2019 21h11 | atualizado em 26/09/2019 21h13

Michel Temer consegue liberdade mais uma vez Foto: PR/Cesar Itiberê

O desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), liberou a viagem do ex-presidente Michel Temer a Londres, para palestra na Oxford Union.

Temer foi convidado a falar no local e, ainda em julho, pediu permissão à Justiça para deixar o país por seis dias e ir ao evento. O juiz federal Marcelo Bretas negou permissão a Temer, às vésperas da palestra, que ocorrerá no dia 13 de outubro.

A defesa do ex-presidente recorreu e, nesta quinta-feira (26), Athié cassou a decisão da primeira instância em sentença na qual reproduziu integralmente os termos do convite feito pela Oxford a Temer e repreendeu os motivos apontados por Bretas para vetar a viagem.

– Vislumbra-se de plano o constrangimento ilegal, eis que o Juízo impetrado [Marcelo Bretas] fundamentou o indeferimento do pedido da defesa do paciente, de autorização de viagem ao exterior, em sua opinião pessoal sobre a necessidade da prisão cautelar, afastada pelo Superior Tribunal de Justiça.

– Em vigente dispositivo constitucional de presunção de inocência, nestes termos, e considerando a relevância para o país, e sua história, o atendimento ao convite formulado ao paciente por entidade internacional, de relevante importância mundial, defiro a liminar requerida para autorizar a viagem, no período de 13 a 18 de outubro do corrente ano, a fim atender honroso convite formulado por Oxford Union – concluiu o desembargador.

Michel Temer é autor de um dos livros de direito constitucional mais vendidos do Brasil.

*Folhapress/Daniela Lima

Leia também1 STF tem maioria para anular condenações da Lava Jato
2 Planalto simula proteção de Bolsonaro contra pistola e faca
3 Em vídeo, deputado reclama de salário de R$ 25 mil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.