Leia também:
X PSOL quer que Prefeitura de SP indenize moradores de rua

TRF-2 absolve Pezão de todas as acusações da Lava Jato

Ex-governador do RJ havia sido condenado a quase 99 anos de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Thamirys Andrade - 12/04/2023 16h44 | atualizado em 12/04/2023 17h05

Ex-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão Foto: Shana Reis/Governo do Rio

Em decisão tomada nesta quarta-feira (12), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) absolveu o ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão de todas as acusações apresentadas contra ele pela extinta operação Lava Jato.

O político havia sido condenado a quase 99 anos de prisão por corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Ele chegou a ser preso em novembro de 2018, mas acabou liberado da cadeia em dezembro de 2019.

A condenação – que havia partido do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, em 2019 – acabou anulada nesta quarta pela 1ª Turma Especializada do TRF-2, formada pelos desembargadores Simone Schreiber, Antonio Ivan Athié e Wanderley Sanan Dantas.

A determinação da Corte é resultado de uma apelação criminal feita pelos advogados de Pezão, em que afirmam que Bretas plagiou grande parte das alegações do Ministério Público Federal (MPF) na sentença e deixou de refutar todos os argumentos apresentados pela defesa do ex-governador.

– Trata-se de decisão que resgata a dignidade e honra do ex-governador, que teve seu mandato precocemente interrompido e ficou mais de um ano injustamente preso, com base em delações mentirosas e ilações do Ministério Público Federal. Ganham a democracia e o Estado de Direito – assinalaram os advogados de Pezão, segundo informações do portal ConJur.

Leia também1 Tiago Pavinatto tem choque anafilático e quase morre em SP
2 Em editorial, Partido Comunista cita visita de Lula e critica EUA
3 Governo Lula pode pedir ao STF o banimento do Twitter, diz site
4 Deputada conservadora acusa deputado do PCdoB de assédio
5 STF mantém veto de críticas de policiais e militares a superiores

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.