Transparência é neste governo, diz diretor do IBGE

Eduardo Rios Neto rebateu críticas a respeito de questionário do Censo 2020

Pleno.News - 16/08/2019 20h39

Diretor de Pesquisas do IBGE, Eduardo Rios Neto Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

O diretor de Pesquisas do IBGE, Eduardo Rios Neto, rebateu críticas de que faltou democracia nas mudanças no questionário do Censo 2020 e elogiou a relação do atual governo federal com o instituto.

– Temos que falar a verdade: transparência é agora – afirmou.

Neto citou como exemplo a obtenção, pelo IBGE, de dados do CadÚnico (cadastro de beneficiários de programas sociais) e bases da Receita Federal.

– A gente teve quatro anos de gestão de uma linha política [governo petista] que desenvolveu o CadÚnico, e merece elogios por isso, mas não o disponibilizava. Tinha dono. Hoje, pela primeira vez, a gente tem acesso – afirmou.

Segundo Rios Neto, o IBGE trabalha para parear dados do instituto com os coletados em registros administrativos, como o CadÚnico, e torná-los públicos, garantindo o sigilo das informações individuais.

– Não é só o professor pesquisador que vai ter acesso, numa sala especial para manter o sigilo. Qualquer aluno de mestrado vai poder usar – afirmou.

As declarações dele foram dadas durante uma palestra sobre as mudanças no Censo 2020, no Insper (SP), nesta sexta-feira (16).

Rios Neto também afirmou que o principal objetivo da redução do número de perguntas dos questionários básico (aplicado em todos os benefícios) e amostral (em 10% deles) não uma imposição de cortar custos (ele contou que chegou a virar “Eduardo Mãos de Tesoura” em memes juntavam sua imagem à do personagem central do filme de Tim Burton), mas a procura por maior cobertura e qualidade dos dados.

*Folhapress/Ana Estela de Sousa Pinto

LEIA TAMBÉM+ Frota volta a atacar o PSL e cita Queiroz durante filiação
+ Lei de Abuso de Autoridade pode inviabilizar polícia e MP
+ Michel Temer pede liberação de passaporte para viajar


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo