Leia também:
X Conselho identifica pai que obrigou filho a comer maconha

Trajano é vista por PT como nome do ‘capital’ para chapa

Empresária é militante e interlocutora de Huck e João Doria

Pleno.News - 20/02/2021 18h31 | atualizado em 13/10/2021 16h48

Luiza Trajano está ‘na mira’ do PT e outros partidos Foto: YouTube/Roda Viva

A empresária Luiza Trajano, de 69 anos, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, se consolidou como uma voz do meio empresarial com forte influência entre dois dos potenciais candidatos ao Palácio do Planalto em 2022: o apresentador de TV Luciano Huck e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Ao mesmo tempo, por ter um perfil considerado progressista que atrai partidos como PT e PSB, é vista por líderes petistas como o novo nome do “capital” que poderia compor uma chapa presidencial nos moldes da dobradinha eleita em 2002, entre Luiz Inácio Lula da Silva e José Alencar – que tentou ser repetida na eleição passada com o filho do empresário mineiro, Josué Gomes da Silva.

Luiza Trajano ainda não recebeu convite formal para entrar na vida partidária e nega que tenha pretensões eleitorais, mas, mesmo assim, viu seu nome entrar com força também no radar das articulações que buscam um(a) “outsider” para a próxima disputa presidencial.

Amiga e interlocutora de Huck e Doria, a empresária mantém uma militância múltipla e intensa. Foi fundadora e lidera simultaneamente os movimentos “Mulheres pelo Brasil”, com bandeiras feministas e “Unidos pela Vacina”, além de atuar no Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), entidade que fundou ao lado do empresário Flávio Rocha, da Riachuelo.

Durante a pandemia, Luiza Trajano foi personagem recorrente em debates virtuais e presenciais que discutiram o cenário nacional, participou de conversas reservadas promovidas por Huck – que é o principal garoto propaganda da rede Magalu – e levou um grupo de 20 mulheres para um almoço no Palácio dos Bandeirantes com o governador paulista, com quem convive desde 2008. Naquele ano ela ajudou a criar o Lide Mulher, braço feminino do Grupo de Líderes Empresariais, organização criada pelo tucano.

As bandeiras de Luiza Trajano contra o racismo estrutural, em defesa das mulheres e pró-vacina conquistaram a simpatia de setores da esquerda que também buscam nomes para uma composição em 2022. Há no PT, por exemplo, quem considere a empresária uma ponte com o setor produtivo como foram José Alencar, vice-presidente de Lula, e seu filho, Josué.

– Precisamos nos reconectar com o empresariado que tem relação com o mercado interno e com o eleitor de centro, para formar maioria, ganhar e governar […] Acho uma super chapa: Haddad/Luiza Trajano – disse o vice-presidente nacional do partido, Washington Quaquá.

Durante o governo Dilma, Luiza Trajano foi uma conselheira e amiga da presidente, e defendeu publicamente a petista contra o movimento pelo impeachment.

Pelas redes sociais, a empresária afirmou que não é candidata e que não foi procurada por nenhum partido político até o momento. Porém, a empresária vem chamando atenção de siglas e causado debates entre atores políticos de diferentes matizes ideológicos.

*Estadão

Leia também1 'Não sou candidata à Presidência do Brasil', diz Luiza Trajano
2 PT cogita dona da Magazine Luiza como vice em 2022
3 Conheça as mulheres mais ricas do Brasil, segundo a Forbes
4 Damares desafia Ciro: 'Quero que prove que sou bandida'
5 Michelle Bolsonaro e Damares encontram Pra. Talitha Pereira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.