Leia também:
X PT vai ao STF contra sargento do GSI que “ameaçou” Lula

Trad anuncia apoio do PSD e Republicanos à PEC do Estouro

Bloco que agrega os dois partidos possui um total de 13 senadores

Pleno.News - 01/12/2022 07h39 | atualizado em 01/12/2022 11h24

Senador Nelsinho Trad Foto: Agência Senado/Edilson Rodrigues

O líder do PSD no Senado, Nelsinho Trad (MS), anunciou nesta quarta-feira (30) de forma oficial, o apoio “unânime” do partido à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, também chamada de PEC do Estouro. A PEC é a proposta negociada pela equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para deixar o Bolsa Família fora do teto de gastos.

O Republicanos, que compõe um bloco com o PSD na Casa, também vai apoiar o texto. Juntos, os dois partidos têm 13 senadores. A decisão foi tomada após as bancadas se reunirem nesta quarta com o autor da PEC, senador Marcelo Castro (MDB-PI), que também é o relator-geral do Orçamento de 2023.

– Segundo o senador Marcelo [Castro] e a consultoria técnica, o Orçamento está apresentando furos em áreas essenciais como saúde, educação e em políticas habitacionais. A partir do momento que todo mundo compreendeu isso, o PSD decidiu, com o bloco formado com o Republicanos, os 13, que nós vamos apoiar a PEC da transição – diz nota divulgada por Trad.

Nesta quarta, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também se reuniu com Lula. De acordo com o parlamentar, o encontro foi “positivo” para “amadurecer questões”. Ao ser questionado se a PEC entrou na discussão, o senador respondeu que os dois falaram sobre “tudo”.

A proposta protocolada por Castro, em acordo com o governo de transição, tem um impacto fiscal de até R$ 198 bilhões fora do teto de gastos, mas o valor enfrenta resistência no Congresso. O texto retira o Bolsa Família do teto de gastos por quatro anos, mas a validade da medida também está em aberto nas negociações. O Centrão quer validade de um ano.

Na última terça (29), o senador Otto Alencar (PSD-BA) já havia afirmado que a posição do seu partido era de aprovar a PEC da forma como foi apresentada por Castro. O parlamentar falou antes de uma reunião do PSD com Lula e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), cotado para o Ministério da Fazenda.

*AE

Leia também1 PEC do Estouro: Consultoria do Senado vê impacto de R$ 795 bi
2 Pacheco: PEC da Transição pode ser votada na próxima semana
3 Venezuela: Nicolás Maduro exige retirada de sanções dos EUA
4 Argentina: Média do consumo de carne é a menor em 100 anos
5 PT vai ao STF contra sargento do GSI que "ameaçou" Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.