Leia também:
X Moraes sobre atos: “Instituições não são feitas só de tijolos”

Torres deixa celular nos EUA, e PF busca acesso via nuvem

Ex-ministro alegou que seu aparelho foi clonado durante viagem à Flórida

Thamirys Andrade - 17/01/2023 16h43 | atualizado em 17/01/2023 17h38

Anderson Torres Foto: Marcos Corrêa/PR

O ex-secretário de Justiça e Segurança Pública do Distrito Federal (DF) Anderson Torres retornou ao Brasil sem o seu celular. Mas isso não deve ser um empecilho para que as autoridades acessem as informações contidas no aparelho. Com auxílio de equipamentos de inteligência, a Polícia Federal (PF) está buscando recuperar informações do smartphone por meio da nuvem de dados.

O ex-ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro (PL) está preso por suposta omissão nos atos que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no último dia 8. Ele deixou os Estados Unidos, onde estava na data da manifestação, e se entregou à PF no último sábado (14), sem o celular.

As autoridades desconfiam que Torres teme que a perícia vasculhe o aparelho em busca de possíveis conteúdos comprometedores. A suspeita elevou-se porque o ex-ministro publicou nas redes sociais que seu celular foi clonado enquanto estava viajando na Flórida.

Segundo informações da colunista Ana Flor, do portal G1, a ideia da polícia é utilizar a nuvem de dados para ter acesso a ligações, mensagens ou arquivos armazenados no aparelho.

Durante investigação na casa do ex-ministro, a PF encontrou uma minuta de um decreto para instaurar estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O rascunho de decreto fala sobre reestabelecimento da lisura do processo eleitoral. O advogado de Torres, Rodrigo Roca, declarou que o documento não é de autoria do ex-ministro.

Leia também1 Após ironizar manifestantes do DF, juiz tem Twitter suspenso
2 Lula retira Brasil de declaração internacional contra o aborto
3 Lira aumenta verba de gabinete às vésperas de eleição na Casa
4 Marcos Freire pede ajuda para projeto com refugiados do Congo
5 Rômulo Mendonça comunica saída da ESPN: Boas lembranças

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.