Toffoli rejeita pedido de Sara Winter para afastar Moraes
Defesa da ativista foi ao STF pedir a suspeição do ministro no inquérito sobre atos antidemocráticos
Henrique Gimenes - 08/07/2020 14h27 | atualizado em 08/07/2020 15h11

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, rejeitou um pedido de suspeição apresentado por Sara Winter contra o ministro Alexandre de Moraes. A solicitação foi feita no inquérito da Corte que investiga atos antidemocráticos.
No pedido, a defesa de Sara Winter afirmou que Moraes age como “juiz e vítima” no inquérito. Além disso, ela também apontou um uso do cargo, por parte de Moraes, para persegui-la “implacavelmente”, e explicou que o ministro é seu “inimigo declarado”.
Os advogados da ativista queriam suspender todos os atos de Moraes no inquérito dos atos antidemocráticos e também no inquérito das Fake News.
Ao rejeitar o pedido, no entanto, Toffoli apontou que a suspeição foi provocada por Sara, já que “logo após sofrer medidas processuais de busca e apreensão, propalou críticas e ameaças à Sua Excelência [Alexandre de Moraes] por vídeo postado em redes sociais”.
O presidente do Supremo também explicou que “somente a inimizade capital autoriza o afastamento do juiz da causa por suspeição”, e deixou claro que “a simples malquerença, antipatia ou inconformidade de opiniões ou de sentimentos não constituem motivos de suspeição de parcialidade do juiz”.

Leia também1 Pedido de investigação sobre nota de Heleno é arquivado
2 Otoni de Paula: "Alexandre de Moraes é o esgoto do STF"
3 Advogados lançam manifesto contra abusos legais do STF
4 "Não sei do que fui acusado", relata Oswaldo Eustáquio
5 Weber: Apreensão de menores deve continuar na pandemia