CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Procuradoria critica nova versão do decreto de armas

Toffoli: “Fake news colocam a democracia em risco”

Presidente do STF afirmou que notícias falsas fazem parte do processo eleitoral

Rafael Ramos - 25/05/2019 09h58 | atualizado em 25/05/2019 13h36

Dias Toffoli debate sobre fake news em seminário da OAB Foto: Agência Brasil/Ravena Rosa

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, participou do seminário Fake News: Desafios para o Judiciário, organizado pela OAB, nesta sexta-feira (24), em São Paulo. Em seu discurso, Toffoli afirmou que as notícias falsas fazem parte do processo eleitoral de vários países.

– Esse processo de desinformação pode colocar em risco os processos e os valores democráticos. São discursos que estimulam a divisão social a partir da dicotomia entre nós e eles e que remete ao fantasma das ideologias fascistas.

O ministro Ricardo Lewandowski também participou do seminário e destacou o grande crescimento das fake news durante o período eleitoral do ano passado. Lewandowski acredita que isso se tornou uma realidade diária da sociedade.

– Tivemos também o caso do kit gay, que foi amplamente divulgado. O ministro da Educação teve que vir a público desmentir aquilo que era obviamente, a meu ver pelo menos, inverossímil. Tivemos o caso da Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro brutalmente assassinada, que de repente foi acusada de estar envolvida com o tráfico de drogas – listou o ministro.

Lewandowski defende que a Justiça Eleitoral e o Poder Judiciário precisam de instrumentos que neutralizem a influência dessas notícias falsas. Ele afirmou que “se a Justiça Eleitoral não estiver à altura de cumprir esse dever, é melhor fechar as portas e entregar a chave dos tribunais eleitorais aos partidos políticos”.

Leia também1 Dono da RedeTV! sugere ação drástica contra as fake news
2 Revista publicou charge de Bolsonaro protegendo o país?
3 "Bolsonaro não quer construir, apenas destruir", diz Lula

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo