Leia também:
X Mercado teme que Haddad seja gastador e que falte articulação

Fux: “Todos os poderes públicos devem conta à sociedade”

Ministro deu declarações nesta sexta-feira

Pleno.News - 09/12/2022 16h26 | atualizado em 09/12/2022 16h49

Luiz Fux Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Nesta sexta-feira (9), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou que todos os poderes devem prestar contas à sociedade e defendeu o papel da Corte e dos órgãos de controle no combate à corrupção. O ministro também destacou que as delações premiadas aumentaram a eficiência na atuação contra os crimes de colarinho branco.

– Todos os poderes públicos devem conta à sociedade, por força de dois grandes fundamentos da República Federativa do Brasil; a cidadania e a soberania popular – disse.

E acrescentou:

– Muitas vezes falam em judicialização da política, criticam o Judiciário, mas esquecem que houve um aumento da competência do STF, que é o guardião não só das regras, mas também dos princípios – afirmou.

As declarações foram dadas durante a participação de Fux no sétimo seminário Caminhos contra a corrupção, realizado pelo Estadão em parceria com o Instituto Não Aceito Corrupção.

O magistrado apontou que a corrupção decorre da ação de agentes públicos que procuram maximizar as suas rendas “através da coisa pública”. Ele cita como exemplo os escândalos de corrupção que decorreram do financiamento privado de campanhas.

– (As empresas) financiavam essas campanhas mas tinham as suas contrapartidas, que acabou gerando um enorme esquema de corrupção que o STF cortou no julgamento do mensalão – disse.

Ele citou também a atuação da Operação Lava Jato no tema.

EFICIÊNCIA
Fux ainda resgatou o artigo 37 da Constituição Federal, que preconiza eficiência no combate à corrupção. Ele citou a análise econômica como forma de se avaliar o “custo x benefício” das irregularidades e elogiou o mecanismo de delação premiada como forma de encontrar o “caminho das pedras” do delito.

– Aquele que vai praticar tem de ter a noção de que o custo de praticar é muito maior do que o benefício que vai receber. Isso se aplica com muita utilidade no direito penal. A análise econômica no campo da corrupção conclui que essas delações se tornaram eficientes no combate à corrupção – falou.

O fortalecimento Ministério Público, das polícias, dos tribunais de contas, da Controladoria-Geral da União e da imprensa também foi citado por Fux. Segundo o ministro, essas instituições criam um capital político capaz de reforçar a agenda anticorrupção.

*AE

Leia também1 Magno Malta: "PT quer tornar os aliados de Bolsonaro inelegíveis"
2 Filho de Lula retoma atividades de empresa alvo da PF; entenda
3 Novo ministro gastou R$ 1,3 mi com módulos íntimos em prisões
4 Dino confirma o nome de Andrei Rodrigues para comando da PF
5 Lula diz que fará "conversas necessárias" para aprovar PEC

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.