Leia também:
X Juiz manda que Globo tire do ar matérias contra proxalutamida

Testemunha de Dirceu na Lava Jato fará propaganda para o TSE

Campanha a ser produzida por Nizan Guanaes terá como objetivo defender a urna eletrônica

Paulo Moura - 09/08/2021 14h15 | atualizado em 09/08/2021 14h31

Ex-ministro José Dirceu Foto: Reprodução

O publicitário Nizan Guanaes aceitou um convite feito pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, para elaborar uma campanha que terá como objetivo, na prática, defender a urna eletrônica. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

De acordo com a publicação, a campanha trará uma narrativa com defesa da “lisura e transparência do processo eleitoral”. Ainda segundo o colunista Lauro Jardim, o trabalho de Nizan não será remunerado, e ele movimentará uma equipe de voluntários para executar as peças. Sobre os custos de produção, Jardim afirma que os valores sairão dos cofres do setor privado.

Guanaes é figura conhecida da Operação Lava Jato após ele revelar, em 2015, que o ex-ministro da Casa Civil no governo Lula, José Dirceu (PT) prestou consultoria econômica às suas empresas. De acordo com Nizan, Dirceu teria recebido R$ 20 mil mensais entre o fim de 2008 e 2012 pelo trabalho.

Questionado pelo Ministério Público Federal, na época, sobre o tipo de consultoria prestado pela JD Assessoria e Consultoria, de propriedade de Dirceu, o publicitário respondeu que o trabalho seria “sobretudo de cenário econômico”, mas também incluiria “aquelas coisas do político que vão refletir em você”.

Naquele momento, a Lava Jato investigava se contratos de consultoria da JD serviram para “esquentar” dinheiro de propina. No depoimento, o publicitário alegou que os pagamentos a Dirceu foram feitos “absolutamente dentro da lei, declarados”, e disse que Dirceu não ofereceu vantagens indevidas a ele.

Leia também1 Bolsonaro: Barroso "apavorou" o Congresso contra voto auditável
2 Barroso quer elevar total de urnas auditadas, diz colunista
3 Marco Aurélio diz que "a corda está muito esticada"
4 Bolsonaro: "Querem decidir as coisas no tapetão no Brasil"
5 No Sul, Bolsonaro pede 'coragem de se posicionar nos momentos difíceis'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.