Leia também:
X Senado aprova projeto de lei que cria um novo feriado no Brasil

Tereza Cristina: Brasil erradicará desmatamento até 2030

Ministra espera que a meta seja atingida em 2028

Pleno.News - 22/11/2021 17h08 | atualizado em 22/11/2021 17h52

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina Foto: PR/Isac Nóbrega

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou nesta segunda (22) que a Agropecuária é um setor muito importante na agenda climática mundial e afirmou que o Brasil erradicará o desmatamento até 2030.

– Nosso compromisso é erradicar desmatamento até 2030, e o Brasil vai fazer isso. Em breve, o ministro Joaquim Leite falará mais sobre conseguirmos isso em 2028 – afirmou ela, durante entrevista coletiva para fazer um balanço da participação do Brasil na COP-26, ao lado do ministro do Meio Ambiente e d ministro das Relações Exteriores, Carlos França.

Tereza Cristina ressaltou o resultado do Programa ABC, que o Brasil desenvolve há 10 anos, e do ABC+, voltado para a baixa emissão de carbono e que, segundo ela, foi a grande estratégia para o cumprimento da meta brasileira.

A ministra salientou que o seu ministério terá de acelerar programas pró-preservação e valorizar cada vez mais os serviços de preservação da floresta.

– O Brasil levou temas para a COP que o país já trabalha há muito tempo – enfatizou.

METANO
Tereza Cristina avaliou que a adesão do Brasil ao acordo de redução da emissão de metano em 30% até 2030 trará “oportunidades à agropecuária e outros segmentos”. Ela fez esta consideração durante entrevista coletiva, no Palácio do Itamaraty, para fazer um balanço da participação do Brasil na COP-26.

No dia do anúncio de que o país seria signatário, uma fonte explicou ao Estadão que a adesão não significaria qualquer empenho extra do Brasil, além daquele que já promove nessa área.

A ministra enfatizou que a meta de redução de 30% do acordo de metano não é para o Brasil, mas deve ser atingido pelo grupo todo, formado por 104 países signatários.

Na mesma coletiva, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, declarou que a participação do Brasil nesse acordo foi estratégico.

– Aderimos ao acordo para expor ao mundo programas nacionais que já existem – explicou.

CRÉDITO DE CARBONO
O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, previu que o Brasil poderá ser capaz de exportar 10 bilhões de dólares em crédito de carbono depois que o assunto foi debatido durante a Convenção do Clima de Glasgow (COP-26).

O mercado total, segundo ele, deve ser de 50 bilhões de dólares, mas o ministro não identificou sobre qual período falava durante entrevista coletiva para fazer um balanço da participação do Brasil na COP-26.

Mais uma vez, Leite disse que o Brasil saiu vitorioso na COP-26 e que o país é parte da solução para o desafio global de aquecimento.

– A COP-26 não foi ideal em todos os temas, mas o Brasil será protagonista do mercado de carbono. O Brasil será o maior exportador de crédito de carbono para países e empresas – continuou.

*AE

Leia também1 TSE inicia teste de urnas com hackers: “Buscamos falhas”
2 Moraes contraria CPI da Covid e nega quebrar sigilo de Bolsonaro
3 Mendonça convoca evangélicos para garantir votos no Senado
4 PSDB: App "defeituoso" utilizado nas prévias custou R$ 1 milhão
5 Pacheco descarta levar sabatina de André Mendonça ao plenário

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.