Leia também:
X Marco Aurélio sobre fala vetada pelo TSE: ‘Tempos estranhos’

Lula se esquiva sobre indicação para a Economia; entenda

Indefinição do petista passou a ser questionada, nos últimos dias, com mais força pela campanha Bolsonaro

Pleno.News - 20/10/2022 15h29 | atualizado em 20/10/2022 15h50

Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/ Sebastião Moreira

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua se esquivando dos questionamentos sobre quem indicará, se eleito, para comandar o Ministério da Economia. A indefinição do petista passou a ser explorada nos últimos dias com mais força pela campanha do seu adversário no segundo turno, o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

O chefe do Executivo lembra que o seu indicado para a Economia já era conhecido antes mesmo do primeiro turno em 2018. Recentemente, Bolsonaro publicou uma foto ao lado de Paulo Guedes e escreveu: “Antes de vencermos as eleições, o povo já conhecia parte daqueles que iriam compor o meu governo. Sabiam qual seria o perfil dos meus ministros e que todos seriam escolhidos com independência”.

O presidente da República também aproveitou o debate da TV Bandeirantes, no último domingo (16) para levantar o assunto.

– Quem vai ser seu ministro da Economia, Lula? Já decidiu? Ou está barganhando ainda com algum partido político? – questionou, na ocasião.

O candidato petista tem afirmado que só deve anunciar um nome para a pasta após o segundo turno. Lula alega que, se indicar um nome antes do dia da votação, pode acabar perdendo apoios.

– A imprensa me pressiona, cadê o ministro do Lula, cadê o ministro da Economia? Isso é desde [19]89. Se eu fosse bobo e indicasse um ministro antes de ganhar as eleições, eu perderia outros 30 que eu não indiquei. Então, tenham paciência – afirmou Lula, no dia 10 de outubro.

Questionado novamente sobre esse tema, o ex-presidente afirmou que “primeiro tem de vencer” Bolsonaro.

– Quando eu ganhar as eleições, eu vou montar o governo. E vou montar o governo não apenas com meu partido ou com meus aliados, tem gente de fora que vai participar – falou.

Ao longo da campanha, Lula tem recebido o apoio de nomes como Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, e os economistas Pedro Malan, Edmar Bacha e Pérsio Arida.

Todos passaram a ser especulados como possíveis integrantes de um eventual novo mandato de Lula, assim como Aloizio Mercadante, coordenador da campanha e do programa de governo petista.

Fernando Haddad, candidato do PT ao governo de São Paulo, também já foi questionado se aceitaria o cargo caso seja derrotado na eleição paulista.

– Não estou de maneira nenhuma pensando nisso. Isso só atrapalha – disse o ex-prefeito da capital.

Também já foi levantada a possibilidade de Geraldo Alckmin (PSB) dividir a vice-presidência com o comando da Economia. O ex-governador de São Paulo negou.

– Eu já fui vice-governador do Mário Covas (PSDB) em São Paulo. Vice é ser copiloto, a tarefa é ajudar, colaborar – disse, em setembro, durante coletiva de imprensa em Belo Horizonte.

*AE

Leia também1 Marco Aurélio sobre fala vetada pelo TSE: 'Tempos estranhos'
2 Pastor Luiz Hermínio relembra profecias antigas sobre o Brasil
3 TSE suspende documentário sobre o atentado a Jair Bolsonaro
4 TSE mantém desmonetização da Brasil Paralelo e outros canais
5 Lula "cobra" que MP exija de Damares provas sobre pedofilia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.