Leia também:
X Parabéns, Cidade Maravilhosa! Rio de Janeiro faz 453 anos

Temer: ‘Intervenção no Rio pode cessar em outubro’

Segundo o presidente, medida seria para votar a Reforma da Previdência

Henrique Gimenes - 01/03/2018 14h57 | atualizado em 01/03/2018 15h03

Presidente Michel Temer disse que pode cessar a intervenção federal no Rio em outubro para votar a Reforma da Previdência Foto: EFE/Joédson Alves

O presidente Michel Temer afirmou, nesta quinta-feira (1º), que o governo ainda mantém a Reforma da Previdência na “pauta” e que pode suspender, em setembro ou outubro, a intervenção federal no Rio de Janeiro para votação da proposta. A declaração foi dada em uma entrevista à Rádio Tupi.

Com a intervenção , as Forças de Segurança do Rio de Janeiro, como a Polícia Militar e a Civil, ficam sob responsabilidade do governo federal. No entanto, a Câmara e o Senado não podem votar matérias que alterem a Constituição. A Reforma da Previdência, no caso, foi enviada como uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Temer disse que a reforma “saiu da pauta legislativa, mas não da pauta política do país”.

– Pode ocorrer de quando chegar em setembro, outubro, eu possa fazer cessar a intervenção se ela tomar um caminho. Não quero manter a intervenção eternamente no Rio de Janeiro, nem é saudável. Se ocorrer isso, você terá logo depois da eleição três meses, você terá outubro, novembro, dezembro para ainda tentar votar a Previdência – ressaltou.

O presidente também afirmou que sua escolha se deu por considerar que a segurança do Rio era mais importante no momento.

– A insegurança, particularmente no Rio de Janeiro, chegou a tal ponto que, pesando os dois valores, eu concluí o seguinte: vamos resolver a questão da segurança no presente momento, porque a Previdência pode ser votada depois, se vai ser votada no meu governo ou não, eu não sei – apontou.

À rádio, Michel Temer também garantiu que as ações tomadas por seu governo não escondem interesses eleitorais, já que ele mesmo não será candidato.

– Não tenho essa intenção, se eu passar para história como alguém que deu uma ajeitada no pais, que deu jeito no país, eu já me sinto muito feliz – destacou.

Leia também1 Sistema de Segurança será votado em regime de urgência
2 MEC anuncia liberação de R$ 1 bi para formar professores

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.