Temer diz acreditar que greve será resolvida até esta terça
Presidente afirmou que líderes da categoria já pediram desmobilização dos protestos
Henrique Gimenes - 28/05/2018 16h59 | atualizado em 28/05/2018 17h41
Após anunciar, neste domingo (27), uma série de medidas para tentar dar um fim à greve dos caminhoneiros, o presidente Michel Temer disse ter convicção de que a situação seja resolvida até esta terça-feira (29). A declaração foi dada durante discurso de posse do novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Ronaldo Fonseca de Souza, nesta segunda-feira (28).
Entre as medidas anunciadas, está ao corte de R$ 0,46 centavos no preço do litro de diesel. A redução deverá custar cerca de R$ 13,5 bilhões aos cofres públicos. Temer disse acreditar que os caminhoneiros irão finalizar a greve até amanhã.
– Tenho absoluta convicção de que entre hoje e amanhã todos nós, irmanados, e naturalmente aqueles que estão na chamada greve agora já recomendada pelos seus líderes como devendo cessar, tenho certeza que tudo isso trará muita tranquilidade – destacou.
RESPOSTAS DOS CAMINHONEIROS
Após as medidas anunciadas pelo presidente, três associações da categoria se mostraram satisfeitas e afirmaram que irão encerrar a paralisação. São elas: Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam) e Movimento dos Transportadores de Grãos de Mato Grosso. Os motoristas começaram a deixar as estradas na manhã desta segunda.
A Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo (Fetrabens) afirmou que irá se reunir com o governador de São Paulo, Márcio França (PSB), antes de tomar uma decisão.
O Sindicato dos Transportadores de Cargas Autônomos de Goiás afirmou que também só tomará uma decisão após acertos com o governador do estado, José Eliton (PSDB).
A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) e o Sindicato Interestadual dos Caminhoneiros Autônomos informaram que não veem a greve como encerrada.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União em uma edição extra na noite deste domingo e precisa passar por regulamentação pelo conselho de administração da Petrobras. A reunião na estatal está marcada para esta terça.
Leia também1 Ministro diz que presidente da Petrobras não será demitido
2 Governo pode subir impostos para compensar diesel