Temer descarta ser candidato a presidente nas eleições de 2026
Ex-chefe do Executivo disse não ter mais disposição para assumir o cargo novamente
Pleno.News - 11/05/2025 15h56 | atualizado em 12/05/2025 16h03

O ex-presidente Michel Temer (MDB) descartou a possibilidade de se candidatar à presidência em 2026. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Canal Livre, da Band, cuja íntegra será exibida neste domingo (11), a partir das 20h30.
– Eu descarto. Eu passei 32 anos na vida pública. Ocupei praticamente todos os cargos na República, inclusive a Presidência do Brasil. Então confesso que não tenho mais disposição para tanto. O que faço, muitas vezes, é dar alguns palpites. De vez em quando as pessoas me procuram pedindo, muito delicadamente, conselhos na área pública e na área política. E eu digo que conselho não dou, mas posso dar palpite – afirmou.
Durante o programa, o ex-chefe do Executivo também falou sobre as penas aplicadas aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro e declarou, ao ser questionado sobre a proposta de anistia aos condenados, que o Supremo Tribunal Federal (STF) deveria fazer uma nova dosagem das penas.
– Eu acho que o mais útil seria que o próprio Supremo Tribunal Federal fizesse uma nova dosagem das penas. Porque não foi apenas uma agressão a prédios públicos, foi agressão aos Poderes – disse, em um trecho divulgado pela emissora.
Questionado sobre as críticas em relação à intervenção do STF no papel dos demais poderes, Temer respondeu que a culpa não é da Corte.
– Quando todos me dizem o Supremo agora se mete em todas as questões; mas a culpa não é do Supremo, a culpa na verdade foi da Constituinte. Nós trouxemos tudo para o texto constitucional. E, portanto, tudo vai parar no Supremo Tribunal Federal – ponderou.
*AE
Leia também1 Temer sobre anistia: "O mais útil seria o STF dosar as penas"
2 Flávio: "Moraes tem trazido todo o Supremo para esse buraco negro"
3 INSS: PT processa Romeu Zema após governador criticar fraude
4 "A minha missão foi ter esses três meninos", diz Rogeria Bolsonaro
5 Febraban nega que Gleisi tentou "conter" vídeo de Nikolas do INSS