Leia também:
X Michelle se pronuncia sobre ‘unfollow’ de Jair Bolsonaro

Temer cumprimenta Lula por vitória e fala em “unidade”

Ex-presidente disse que agora é o momento de "paz, equilíbrio e sensatez"

Pleno.News - 31/10/2022 15h54 | atualizado em 31/10/2022 16h57

Ex-presidente Michel Temer e Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O ex-presidente Michel Temer (MDB) cumprimentou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela sua vitória nas urnas neste domingo (30). O petista venceu a disputa eleitoral com mais de 60,3 milhões de votos (50,9%), enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu derrotado, com 49,1%.

Pelo Twitter, Temer disse que “as eleições se processaram democraticamente” e que “agora é hora de paz, equilíbrio e sensatez”.

– O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva a quem cumprimento pela vitória eleitoral, fez ontem no seu discurso pregação pela unidade do país, o que tenho sustentado ao longo do tempo em obediência à Constituição Federal. Que os brasileiros se unam nesse propósito – afirmou, em publicação na rede social, nesta segunda-feira (31).

Temer foi chamado de “golpista” por Lula no último debate televisivo transmitido pela Rede Globo, na última sexta (28). Em resposta, o ex-presidente respondeu, no último sábado (29), que “na verdade o que aconteceu no Brasil foi um ‘golpe de sorte'”. Os dois chegaram a ensaiar uma aproximação no primeiro turno por meio de interlocutores, mas as declarações duras do petista afastaram uma aliança.

Durante a campanha, Temer se manteve neutro, ao contrário de sua filha, Luciana Temer, que declarou voto em Lula pelas redes sociais. Na publicação, ela defendeu o pai e chamou os ataques de “descabidos”, mas diz que o “modelo de sociedade” em que acredita não é possível em um governo de Jair Bolsonaro (PL).

Temer foi vice da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), até assumir a Presidência, em 2016, quando ela sofreu impeachment. Ele também foi coordenador da equipe de transição entre o governo de Lula e Dilma, em 2010.

*AE

Leia também1 Confira quem deve fazer parte do terceiro governo de Lula
2 Zoe Martinez chora ao comentar a vitória de Lula na Jovem Pan
3 Silas Malafaia: "Bolsonaro, você é vitorioso mesmo na derrota"
4 Marçal fala pela 1ª vez sobre sua eleição derrubada pelo TSE
5 China diz esperar levar laços com o Brasil a "um novo nível"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.