Leia também:
X Veja como ajudar vítimas do temporal no Rio

Temer anuncia Ministério da Segurança Pública

Presidente veio ao Rio de Janeiro tratar da intervenção a anunciou a criação da nova pasta

Henrique Gimenes - 17/02/2018 16h00

Presidente Michel Temer veio ao Rio tratar da intervenção federal e anunciou a criação do Ministério da Segurança Pública Foto: Alan Santos/PR

Neste sábado (17), o presidente Michel Temer participou de uma reunião no Rio de Janeiro com o governador do estado, Luiz Fernando Pezão, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, que voltou de viagem, e outras autoridades. O encontro teve o objetivo de discutir a intervenção federal no estado. Ao final, Temer ainda anunciou a criação do Ministério da Segurança Pública.

Com o decreto, que foi assinado nesta sexta-feira (16), o comando das polícias Civil e Militar no estado, além da Secretaria de Administração Penitenciária e o Corpo de Bombeiros, será repassado às Forças Armadas. O presidente nomeou o general Walter Souza Braga Netto, do Comando Militar do Leste, como interventor do estado.

Em pronunciamento após o encontro, Michel Temer disse que o governador Luiz Fernando Pezão concordou em dar toda colaboração necessária para a medida.

– Seria intolerável continuar a situação que está aqui no Rio de Janeiro porque ela cria também um problema nos outros estados. Porque no instante que as coisas desandem aqui, a tendência é que as coisas venham a desandar nos outros estados – ressaltou.

O presidente Temer ainda anunciou uma nova medida de seu governo, a criação do Ministério da Segurança Pública, que deve englobar a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional. Com isso, os órgãos deixarão de integrar o Ministério da Justiça. Ele, no entanto, não deu mais detalhes.

– Muito brevemente, semana que vem ou na outra semana, eu quero criar, e já conversei com o presidente da Câmara e do Senado, o Ministério Extraordinário da Segurança Pública. Na verdade, ele vai coordenar o trabalho da segurança pública em todo o país. Não vai invadir as competências de cada estado federado. Vai cumprir as suas funções de natureza constitucional e vai coordenar o trabalho de segurança pública em todo o país – destacou.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.