Temer: ‘Alta do desemprego é por maior busca por trabalho’
Para o presidente, economia melhorou e mais gente voltou a procurar emprego
Henrique Gimenes - 04/05/2018 15h17

Nesta sexta-feira (4), o presidente Michel Temer comentou a situação dos postos de trabalho no país e apresentou um motivo para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ter registrado um aumento do desemprego. As declarações foram dadas durante um evento da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Em sua fala, Temer destacou a geração de empregos no Brasil, medida pelo IBGE. De acordo com ele, janeiro registrou saldo positivo de 78 mil postos com carteiras assinadas no país. Em fevereiro, foram 69 mil e março teve 59 mil.
– Quando você pega os dados do Ministério do Trabalho, você vê que o emprego está aumentando. Mas quando você pega os dados do IBGE, a sensação de desemprego aumentou. É uma coisa curiosa. Sabe por que isso? – indagou o presidente a uma plateia de curiosos.
Foi o próprio Michel Temer que deu a resposta à sua pergunta, ao apontar as causas para o aumento de desemprego. Ele disse que foi a procura por postos de trabalho que aumentou.
– Não é porque o desemprego aumentou. É que o desempregado, quando a economia começa a melhorar, ele, que estava desalentado, portanto não procurava emprego, ele se transforma num alentado, ele vai procurar emprego e na medida em que vai procurar emprego, e como não há emprego para todos ainda, e ele não consegue emprego, isto entra na margem do cálculo do IBGE – explicou.
Leia também1 TRF-1 solta o ex-ministro Henrique Eduardo Alves
2 Notas com carimbo de Lula causam rejeição