Leia também:
X Mourão sobre atos do MBL: Muito aquém do que podia se esperar

TCU suspende auditor que fez relatório sobre mortes por Covid

Documento foi citado por Bolsonaro a apoiadores

Pierre Borges - 13/09/2021 12h06 | atualizado em 14/10/2021 12h21

Pleno.News Foto: Arte/Pleno.News

O Tribunal de Contas da União (TCU) aplicou nesta segunda-feira (13) uma suspensão de 45 dias, sem direito a salário, ao auditor Alexandre Marques, autor de um documento sobre suposta supernotificação de mortes por Covid-19. Os dados foram citados pelo presidente Jair Bolsonaro.

O levantamento não oficial feito por Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques indica que haveria uma supernotificação de mortes por Covid-19 no país. No ano passado, 195 mil pessoas morreram em decorrência de infecção pelo coronavírus no Brasil. O relatório foi inserido no sistema do TCU sem passar pelos processos do órgão.

A comissão que analisou o caso a pedido da Corregedoria finalizou o relatório em 23 de agosto, com a possibilidade de converter em multa a suspensão. A Secretaria-Geral de Administração do TCU, porém, decidiu pela opção mais dura, não permitindo conversão da suspensão.

Marques afirmou que fez um ensaio referente ao número de mortes por Covid-19. No entanto, a área técnica à qual o auditor era vinculado disse não ver nenhum sentido em um estudo com os termos sugeridos. Foi quando o auditor encaminhou o texto ao pai, que ocupa cargo de confiança na Petrobras.

Esse levantamento foi citado pelo presidente Jair Bolsonaro, quando disse a apoiadores que cerca de metade dos óbitos registrados como Covid-19 teriam, na verdade, outras causas. Na época, a Corte negou a informação.

O TCU avalia que o auditor atuou sob viés político e ideológico, em detrimento do técnico, além de ter quebrado uma série de normas da administração pública. Além da investigação interna que o levou à suspensão, o caso também fez com que Marques fosse convocado à CPI da Covid-19.

Leia também1 Homem que deu tapa em Macron é solto: "Não me arrependo"
2 Neymar e Patrícia Pillar trocam farpas na web por causa de Pelé
3 MC Poze do Rodo é ameaçado de morte por facção e cancela show
4 Mourão sobre atos do MBL: Muito aquém do que podia se esperar
5 Justiça arquiva acusação contra Lula por tráfico de influência

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.