Tarifa de Trump será respondida com reciprocidade, diz Lula
Presidente afirmou que o Brasil "é um país soberano com instituições independentes"
Henrique Gimenes - 09/07/2025 20h44 | atualizado em 10/07/2025 13h26
Horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que iria sobretaxar os produtos brasileiros em 50%, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou. Em publicação em suas redes sociais na noite desta quarta-feira (9), ele disse que a medida será respondida “à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”.
Ao anunciar a medida, Trump enviou carta a Lula e disse que um dos motivos para a alta é o tratamento do governo brasileiro ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em resposta, o petista disse que o Brasil é independente.
– O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém. O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais – afirmou.
Na publicação, o presidente também rebateu críticas sobre a liberdade de expressão no país.
– No Brasil, liberdade de expressão não se confunde com agressão ou práticas violentas. Para operar em nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras estão submetidas à legislação brasileira – ressaltou.
O petista também negou que a relação comercial entre Brasil e EUA é “injusta”, conforme dito por Trump.
– É falsa a informação, no caso da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, sobre o alegado déficit norte-americano. As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos – apontou.
Sancionada em abril, a Lei de Reciprocidade Econômica permite ao Brasil adotar medidas de retaliação comercial contra nações que impuserem sanções unilaterais ao país.
Leia também1 Lira avalia reduzir alíquota para "ricos" em projeto sobre o IR
2 Janja após fala de jornalistas a Lula: "Cadê meus vira-latas?"
3 Pastor Luiz Sayão passa mal e é internado: “Estável”
4 Após decisão de Trump, Lula se reunirá com ministros
5 Dino fala em honra por ser do STF que 'protege a soberania nacional'




















