Leia também:
X Ministro Tarcísio parabeniza presidente do BC por conquista

Tarcísio Freitas entrega 92 obras e realiza 13 concessões em 2020

Ministério também executou quase 1.500 quilômetros de pavimentação em todo o país

Paulo Moura - 03/01/2021 15h11 | atualizado em 05/01/2021 12h29

Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas Foto: PR/José Dias

Um dos integrantes atualmente com maior prestígio popular do governo Jair Bolsonaro, Tarcísio Freitas, ministro da Infraestrutura, conseguiu entregar quase 100 obras apenas no ano de 2020. O número foi apresentado em um balanço divulgado pelo chefe da pasta em suas redes sociais.

– [Foram] 92 entregas, 13 concessões, 1.468km de novo pavimento e 99,88% de execução do orçamento do ministério, dados importante para mostrar a eficiência na aplicação dos recursos alocados – detalhou o ministro.

Os dados divulgados por Tarcísio no sábado (2) mostram um resultado bastante satisfatório em um ano que, segundo o próprio ministro, foi “desafiador” em razão da pandemia que dificultou a execução dos projetos.

Entre as pavimentações feitas pela pasta estão a da nova Ponte do Guaíba, no Rio Grande do Sul; 43 km de duplicação na BR-381/Minas Gerais; 50 km de duplicação na BR-101/Nordeste; 37 km de pavimentação na BR-419/Mato Grosso do Sul; e 32km de pavimentação na Transamazônica (BR-230/Pará).

As obras refletiram na queda do valor do frete agrícola, que registrou uma redução média de 11%, de acordo com estudos realizados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

– Pela primeira vez, o produtor brasileiro foi mais competitivo do que o produtor americano. A soja do Mato Grosso chegou à China mais barata do que a soja do Meio Oeste dos Estados Unidos; algo que nunca tinha acontecido – comemorou o ministro.

Além das obras rodoviárias, a pasta também concluiu a ampliação dos aeroportos de Foz do Iguaçu (PR), de Fortaleza (CE) e de Campo Grande (MS) e entregou um novo terminal de embarque no aeroporto de Navegantes (SC), o Cais de Atalaia no Porto de Vitória (ES), seis portos de pequeno porte (IP4s) na região amazônica.

– Nosso dever é prestar contas à sociedade, mostrar o que foi feito, e esse foi um ano especial e extremamente desafiador… [Nós] nos deparamos com uma situação diferente, não esperada, que foi a pandemia. E procuramos seguir a risca as determinações do presidente, sem desviar metas ou foco – completou.

Leia também1 Ministro Tarcísio parabeniza presidente do BC por conquista
2 Em contrato "histórico", governo acerta asfaltamento na BR-319
3 'Nosso governo foi um dos que melhor se saiu na pandemia'
4 Bolsonaro promete rever decreto que restringe apps de ônibus
5 Covid-19: Tarcísio de Freitas testa positivo e toma cloroquina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.