Leia também:
X Órgãos vinculados ao governo limitam comentários nas redes

Tarcísio anuncia redução de ICMS em SP até o fim de 2024

Decretos preveem isenção em uma série de produtos

Pleno.News - 27/02/2023 14h31 | atualizado em 27/02/2023 16h20

Tarcísio de Freitas Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

Nesta segunda-feira (27), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assinou decretos que, entre benefícios novos ou renovados, reduzem a carga tributária de empresas paulistas até 31 de dezembro de 2024. O impacto é estimado em R$ 850 milhões, mas o governo estadual entende que esse custo será compensado por ganhos de arrecadação decorrentes do impulso da medida à atividade.

– Devemos ver perda de arrecadação num primeiro momento, quando você dá o benefício, mas também uma indução de atividade muito forte, e isso tende a gerar um aumento de arrecadação – declarou o governador ao anunciar os decretos à imprensa.

O pacote prevê isenção ou redução de base de cálculo do ICMS, assim como créditos e diferimento da cobrança do tributo estadual de uma série de produtos. A lista inclui, entre outros, bebidas à base de leite, máquinas de construção, embalagens metálicas e medicamentos destinados ao tratamento de fibrose cística, que passam a ficar isentos de ICMS.

O governador de São Paulo disse que os decretos representam uma “proteção” contra a perda de empresas para estados que oferecem melhores condições tributárias. Com isso, o objetivo é equiparar o ICMS paulista com o de outros entes da Federação.

– A gente tem que interromper o fluxo migratório de indústrias, que subtrai empregos – afirmou Tarcísio.

Ele acrescentou que, a partir da concessão do benefício, produtos como medicamentos vão chegar a preços mais baixos ao consumidor, as indústrias vão faturar mais e, como consequência, a arrecadação do estado vai aumentar. O saldo final, portanto, será positivo, na avaliação do governo.

– Se a indústria for mais competitiva, e a redução de carga tributária é um componente importante, a gente vai ver mais dinheiro sendo investido – acrescentou Tarcísio.

*AE

Leia também1 SP: Bombeiros encontram vítima nº 65 e encerram buscas
2 SP isenta ICMS das doações de empresas às vítimas das chuvas
3 Filha de Temer cede imóvel para casal de desabrigado por chuvas
4 Órgãos vinculados ao governo limitam comentários nas redes
5 "Faço pouca coisa e levo crédito demais", diz Campos Neto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.