Leia também:
X Lula convida Camilo Santana para ser ministro da Educação

Tarcísio anuncia mais 6 nomes para administração de São Paulo

Entre os anunciados, está o braço direito do ministro da Economia Paulo Guedes

Monique Mello - 13/12/2022 13h45 | atualizado em 13/12/2022 14h00

Tarcísio de Freitas Foto: Vinicius Rosa/Divulgação

O governador eleito de São Paulo Tarcísio de Freitas confirmou, nesta terça-feira (13), novos nomes para a futura administração estadual a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Entre os cargos mais aguardados, o economista Samuel Kinoshita foi anunciado como secretário estadual da Fazenda e Planejamento. Ele foi braço direito do ministro da Economia Paulo Guedes entre 2019 e 2021.

– O Samuel foi da equipe do Paulo Guedes, nos acompanha desde o início da nossa campanha e esteve no desenvolvimento do nosso Plano de Governo. A secretaria vai envolver as áreas de Planejamento, Orçamento, Receita e Tesouro – disse Tarcísio.

Tarcísio também apontou o atual ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) Wagner Rosário como o próximo Controlador-Geral do estado de São Paulo. À frente da CGU, Rosário atuou diretamente em investigações de combate à corrupção junto a órgãos de defesa.

– A ideia é reproduzir a estrutura da CGU, ou seja, com uma área dedicada ao controle interno, uma corregedoria, questões estratégicas e ouvidoria – explicou o governador eleito.

Além deles, foi anunciada ainda a cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que será comandada pelo deputado federal Guilherme Derrite e que terá como secretário-executivo o delegado Osvaldo Nico Gonçalves.

– Tenho certeza de que juntos vamos começar a dar o exemplo de integração entre as polícias. Queremos fortalecer a figura do comandante geral da PM e delegado geral da Polícia Civil – avaliou o futuro secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Confira a equipe anunciada por Tarcísio:

Samuel Kinoshita, secretário Estadual da Fazenda e Planejamento
Foi assessor especial do ministro da Economia Paulo Guedes de 2019 a 2021 e é membro do conselho fiscal do Banco do Brasil desde 2020. É graduado em economia pelo Insper, mestre em economia pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona) e mestre em estatística pela Columbia University (Nova Iorque). Trabalhou em gestão de investimentos e consultorias econômicas, como BTG Pactual, Kapitalo Investimentos, Bozano Investimentos e Ideias Consultoria.

Wagner de Campos Rosário – controlador Geral do Estado
Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) desde junho de 2017, é graduado e pós-graduado em Ciências Militares pela Academia das Agulhas Negras e pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, respectivamente, e é mestre em Combate à Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca (Espanha). Foi o primeiro servidor de carreira da CGU a assumir o cargo de secretário-executivo e ministro da instituição. Na Controladoria, trabalhou em diversas investigações conjuntas de combate à corrupção em articulação com a Polícia Federal, ministérios públicos (Federal e Estadual) e demais órgãos de defesa do Estado.

Delegado Osvaldo Nico Gonçalves – secretário-executivo da SSP
Atual delegado geral de Polícia Civil do Estado de São Paulo, iniciou a carreira como investigador de Polícia e em 1992, se tornou delegado de Polícia. Fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais – GOE, da Polícia Civil do Estado de São Paulo e foi o primeiro delegado de Polícia Piloto desta unidade especializada. Criou o GRUPO ANTI-BOMBAS, no GARRA/DEIC, direcionado a esclarecimentos de crimes de ameaças, atentados, roubos ou detonação de explosivos e o GRUPO DE MOTOS, no GARRA/DEIC. Também desempenhou trabalhos relevantes à frente da Delegacia e da Divisão de Atendimento ao Turista – DEATUR e na condução do extinto Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas – DECADE, como delegado de Polícia Diretor. Em 2019, tornou-se o primeiro diretor do Departamento de Operações Policiais Especializadas (DOPE).

Cássio Araújo de Freitas – comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo
É bacharel, mestre e doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública. Possui MBA em Economia e Inteligência Estratégica pela FIPE e especialização em Direitos Humanos. É bacharel em Educação Física pela Polícia Militar é especialista em musculação e treinamento desportivo pela FMU. É coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo e atualmente comanda o Policiamento Metropolitano, que abrange 38 municípios. Possui diversas condecorações, entre as quais: láurea de Mérito Pessoal em 1 grau, Medalha da ROTA, Medalha Brigadeiro Tobias, Medalha do Mérito Comunitário.

Delegado Artur José Dian – delegado Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo
Ingressou na Polícia Civil do Estado de São Paulo, em 1993, no cargo de investigador de Polícia, onde exerceu funções no Grupo de Operações Especiais (GOE/DECAP); na Divisão de Investigações sobre Furto e Roubo de Veículos; no Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos/GARRA-DEIC e, por último, na Delegacia de Extorsões. No ano de 1999, ingressou como delegado de Polícia, exercendo suas funções em três distritos policiais, sendo designado à Divisão Antissequestro (2000 a 2012). Em seguida, atuou por dois anos como delegado de Polícia Supervisor do GARRA. De 2014 a 2021, no Grupo Especial de Reação/GER, trabalhou como delegado de Polícia Supervisor. No início de 2022, passou a exercer a função de delegado Divisionário de Polícia da Divisão de Operações Especiais/DOE e em maio desde ano, nomeado delegado de Polícia Diretor do DOPE.

Coronel Henguel Ricardo Pereira – secretário Chefe da Casa Militar e coordenador Estadual de Defesa Civil
Pós-graduado em Engenharia Civil e formado em Direito, ingressou na Polícia Militar em 1989. Cursou mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Polícia Militar. Também chefiou a Defesa Civil e integrou o Comando de Policiamento de Choque, o Corpo de Bombeiros e a Assessoria Policial Militar da Secretaria da Segurança Pública, exercendo o Comando de Policiamento de Área 3 – Zona Norte.

Leia também1 Tarcísio diz ter 'eterna gratidão e admiração' por Jair Bolsonaro
2 Tarcísio de Freitas afirma à CNN que nunca foi "bolsonarista raiz"
3 "Será a volta deles?", diz Ciro Nogueira sobre os black blocs
4 Fernando Haddad volta a se reunir com Paulo Guedes no DF
5 Pacheco leva resposta do pastor Josué Valandro Jr. sobre o STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.