Leia também:
X Constranger jornalista é “coisa de ditador”, afirma Malu Gaspar

Tarcísio afirma que motorista de Haddad será ouvido em apuração

Caso envolve acusação de Haddad de que seu funcionário teria sido acompanhado de maneira ostensiva por viatura da PM

Pleno.News - 14/08/2026 13h18 | atualizado em 14/08/2026 14h35

Tarcísio de Freitas Foto: Paulo Guereta / Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o motorista do candidato do Partido Trabalhista (PT) ao governo paulista, Fernando Haddad, será chamado para prestar depoimento formal sobre o episódio envolvendo uma viatura da Polícia Militar na noite da última terça-feira (11).

A apuração foi determinada pelo governador após Haddad relatar que o funcionário teria sido acompanhado de maneira ostensiva por policiais depois de deixá-lo em casa, na Zona Sul da capital.

Segundo Tarcísio, a investigação deverá reunir imagens de câmeras de segurança e outros elementos capazes de esclarecer o que ocorreu durante o trajeto. A Polícia Militar informou ter analisado cerca de 40 câmeras ao longo do percurso relatado.

Haddad voltou a abordar o episódio nesta quinta-feira (13), durante uma agenda no interior de São Paulo. O candidato afirmou que espera que a investigação esclareça a atuação dos policiais e permita, caso seja constatada uma conduta inadequada, um pedido de desculpas ao motorista.

Segundo Haddad, o funcionário é um pequeno empreendedor, tem família e teria ficado constrangido com a situação. O petista também defendeu que outras imagens sejam analisadas para reconstruir o trajeto feito pelo veículo.

– Não deve ser difícil apurar o que aconteceu. Não estamos querendo dramatizar nada, não. Só estamos querendo que um cidadão trabalhador seja respeitado pelo poder público – afirmou Haddad.

Imagens de uma câmera de segurança instalada nas proximidades da residência de Haddad, no Planalto Paulista, mostram uma viatura da PM passando pelo local no momento em que o candidato desembarca do veículo e entra na propriedade. A gravação registra o episódio por volta das 21h45.

O vídeo, no entanto, mostra apenas a passagem da viatura pela região e não permite, isoladamente, confirmar a alegação de que o carro do motorista teria sido perseguido ou abordado pelos policiais. A Secretaria da Segurança Pública também passou a analisar imagens de outros pontos do trajeto e dados relacionados à movimentação das viaturas.

De acordo com o relato apresentado por Haddad, o motorista teria sido acompanhado por aproximadamente 40 minutos após deixá-lo em casa. A versão também menciona que a viatura teria se aproximado de forma ostensiva e que os policiais teriam direcionado luzes para o veículo.

Tarcísio afirmou que a intenção é esclarecer os fatos a partir de elementos objetivos. O governador disse que o motorista será ouvido oficialmente no âmbito da investigação, que deverá confrontar os relatos apresentados com as imagens disponíveis.

*AE

Leia também1 Constranger jornalista é "coisa de ditador", afirma Malu Gaspar
2 Morre aos 28 anos o influenciador e gamer Michiel Vandeweert
3 Michelle envia coroa de flores a velório de Marquinhos Menezes
4 Fraude no sistema de filiação do TSE tentou tirar Lula do PT
5 PF apura utilização de CPFs de 549 mortos em esquema de bets

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.