Leia também:
X Greta Thunberg acusa Israel de tentar “eliminar” povo de Gaza

Tagliaferro afirma que audiência na Itália foi “fantástica”

Ex-assessor de Moraes é alvo de pedido de extradição

Pleno.News - 06/10/2025 17h09 | atualizado em 06/10/2025 18h18

Eduardo Tagliaferro Foto: Frame de vídeo / Paulo Figueiredo Show

O ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Tagliaferro, usou as redes sociais nesta segunda-feira (6), para comentar a audiência na Justiça italiana, classificando a experiência como “fantástica”. Ele é alvo de um pedido de extradição formulado por Moraes e despachado para a Itália pelo Ministério da Justiça brasileiro.

– Quero, primeiramente, agradecer a todos pelo apoio, pelas palavras de carinho, pelas mensagens, emails e orações. Quero avisar que estou indo embora e que a audiência foi fantástica. O juiz me recebeu muito bem, foi ótimo. Agora, seguimos na luta, por todos que estão na Polônia, nos Estados Unidos… Vamos continuar lutando pela nossa liberdade – disse Tagliaferro, nas redes sociais.

Na semana passada, Tagliaferro foi detido pela polícia local, mas liberado no início da tarde do mesmo dia.

– Eu já esperava por isso, mas tudo foi conduzido com calma e tranquilidade. Na verdade, foi o rito correto, feito na Itália e não o rito “mágico” do Alexandre de Moraes – afirmou o ex-assessor em entrevista ao programa Figueiredo Show.

Ele também aproveitou o momento para destacar que nem mesmo os policiais sabiam ao certo o que estava acontecendo na ocasião.

– Os oficiais chegaram a me pesquisar na internet para entender o que estava acontecendo, porque aqui na Itália ninguém sabe de nada. Então, me verificaram online. Em certo momento, chegaram até a me enaltecer dentro da unidade policial – relatou.

O ex-assessor é alvo de um pedido de extradição do governo brasileiro, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, devido ao vazamento de conversas entre seus assessores.

Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação sobre organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

*AE

Leia também1 Lula disse a Trump que sanções a ministros do STF "não são justas"
2 Marco Rubio e Alckmin irão tratar sobre a taxação de produtos
3 Presidente de Israel critica Lula: "Extremamente decepcionado"
4 Donald Trump revela o que achou da conversa com Lula; confira
5 Em videochamada, Lula pede a Trump retirada do tarifaço

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.