Supremo julga anulação das condenações de Lula. Assista!
STF analisa decisão monocrática de Edson Fachin que devolveu direitos políticos ao ex-presidente
Paulo Moura - 15/04/2021 14h57 | atualizado em 15/04/2021 15h37

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa, na tarde desta quinta-feira (15), as anulações das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato. Na sessão, os ministros analisam um recurso apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a decisão monocrática de Edson Fachin, que anulou as decisões contra o petista.
Após Fachin anular as condenações, Lula recuperou seus direitos políticos e poderá disputar as próximas eleições, se quiser. Se, nesta quinta, o STF decidir manter a decisão de Fachin, a competência da Justiça Federal de Brasília será confirmada para julgar os processos da Lava Jato contra Lula, anulando definitivamente as duas condenações contra o ex-presidente.
Entretanto, diferente do caso do tríplex, que terá de ser retomado do zero após o STF considerar Sergio Moro parcial para julgar o ex-presidente, os processos anulados com a suspeição do ex-juiz poderão ser reaproveitados na Justiça do Distrito Federal pelo juiz que ficar responsável pelo caso. Este juiz poderá, inclusive, proferir a sentença sem aguardar outros procedimentos.
Já se o julgamento desta quinta se encerrar contrário à liminar concedida por Fachin, os três processos contra Lula voltam à situação anterior, fazendo com que o petista volte a ser considerado ficha suja e seja impedido de disputar as eleições em 2022.
Leia também1 Ex-presidente Lula diz que "se alguém roubou, que seja preso"
2 Bial diz que só entrevistaria Lula com um detector de mentiras
3 Plenário do STF irá julgar anulação de condenações de Lula
4 STF só decide hoje a quem cabe analisar decisão de Fachin
5 Lula pede ao STF trancamento de ações do sítio e de seu instituto