Leia também:
X Elon Musk reage à mensagem de Nikolas sobre PL das Fake News

Suplente de Juscelino exonera piloto e amigo do ministro

Desligamentos foram publicados no Diário Oficial da União nos últimos dias 17 e 24 de abril

Pleno.News - 28/04/2023 13h05 | atualizado em 28/04/2023 13h27

Ministro Juscelino Filho Foto: MCom/Isac Nóbrega

O deputado federal Dr. Benjamin (União Brasil-MA) exonerou de seu gabinete na Câmara dos Deputados duas pessoas ligadas ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), após denúncias sobre indícios de mau uso do dinheiro público. O parlamentar é suplente do ministro e assumiu uma cadeira no Congresso com a ida de Juscelino para o governo federal.

Benjamin demitiu Leumas Rendder Campos Figueiredo, piloto do avião de Juscelino, que recebia R$ 15 mil mensais da Câmara, e Juvaldi Bastos Júnior, amigo do ministro das Comunicações, com salário de R$ 1,4 mil. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nos últimos dias 17 e 24 de abril.

Benjamin foi eleito em 2022 como suplente de deputado federal e assumiu logo em fevereiro deste ano a vaga deixada por Juscelino, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para chefiar o Ministério das Comunicações. Mais da metade do gabinete do suplente é formada por ex-assessores e ex-secretários de Juscelino.

Uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo mostrou que Leumas foi contratado como secretário parlamentar de Juscelino em novembro de 2018, após prestar serviço para ele na campanha daquele ano. Ele seguiu contratado no gabinete do suplente.

Documentos mostram que o funcionário pilota a aeronave do atual ministro das Comunicações, que é dono de um bimotor Piper PA-34-220T Seneca V. Em suas redes sociais, ele se define como “pilot”, que é piloto em inglês. Não há qualquer referência ao trabalho como assessor parlamentar.

Depois da reportagem, a Câmara dos Deputados abriu uma investigação para apurar possível fraude na nomeação de Leumas. Além das suspeitas de ele ser pago com dinheiro público para fins privados, o piloto é sócio-administrador de duas empresas sediadas em São Luís, no Maranhão, no ramo de escola de aviação e transporte de malotes.

Já Juvaldi é amigo de Juscelino há mais de dez anos. O funcionário acumula fotos em suas redes sociais com o ministro das Comunicações.

*AE

Leia também1 Elon Musk reage à mensagem de Nikolas sobre PL das Fake News
2 Lula escolhe general "sombra" de Dilma para comandar o GSI
3 Nos cinemas, Deixados Para Trás tem promoção para grupos
4 Após desaparecimento, menina de 11 anos é encontrada morta
5 "Dia da minha vitória", diz mãe de Lucas Terra sobre condenação

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.