Leia também:
X Zucco diz que Haddad tem que deixar o cargo: “Descompensado”

Suplente de Carla Zambelli: “Não tenho medo de criticar o STF”

Coronel Tadeu concedeu entrevista ao Pleno Time desta quarta-feira

Marcos Melo - 11/06/2025 17h03 | atualizado em 11/06/2025 18h42

Coronel Tadeu concede entrevista ao Pleno Time Foto: Reprodução/Pleno Time

O suplente da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), Coronel Tadeu (PL-SP), que está na iminência de assumir a cadeira da parlamentar, participou do Pleno Time desta quarta-feira (11). Na oportunidade, ele foi questionado sobre o cenário de sobreposição do Poder Judiciário sobre os demais, o que compromete o livre exercício da atividade parlamentar.

Coronel Tadeu, indagado se confia na imunidade parlamentar, prevista na Constituição, como prerrogativa para exercer em plenitude a função parlamentar – apesar de casos como o do ex-deputado Daniel Silveira, cassado e preso por crime de opinião – respondeu:

– É claro que o STF como instituição pode ser criticado por quem quer que seja, sem que isso configure crime, e isso faz parte da nossa democracia, essa crítica. Não tenho medo de criticar o STF, aliás eu tenho feito isso, realmente eu não concordo com muitas coisas que vêm acontecendo, então eu tenho o direito de me expressar, como cidadão brasileiro. E como parlamentar, eu ainda tenho a imunidade, mas a imunidade, o que ela significa? Se eventualmente eu for processado, eu vou ser julgado pelo STF e não pela Justiça comum. Mas a liberdade de expressão está escrita na Constituição. A gente tem que chover no molhado, tá lá escrito, né? “É livre a manifestação do pensamento desde que vedado o anonimato”. Será que eu não vou poder expressar aquilo que eu penso? O dia que eu não puder mais fazer isso, eu não estou numa democracia. Isso aqui não seria mais uma democracia, seria uma ditadura. Mas, por enquanto, nós temos a democracia. Nós podemos criticar, podemos elogiar e podemos nos calar. Não há problema nenhum.

Assista:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

*Você pode acompanhar o Pleno Time em podcast no Pleno.News, no Spotify, na Deezer, na Apple Podcasts e na Amazon Music.

Leia também1 Motta, agora, diz que vai levar ao plenário mandato de Zambelli
2 No plenário, André Fernandes confronta Hugo Motta: "Traição"
3 Regulamentação de redes sociais: Suplente de Zambelli defende STF
4 Jair Bolsonaro: "Zambelli levou o hacker, mas não senti confiança"
5 Zambelli diz que se apresentará à Justiça após pedido de extradição

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.