STJ nega anulação do processo de Lula no caso do tríplex
O ex-presidente ainda foi enquadrado por formação de quadrilha juntamente com Dilma, Palocci e Mantega
Pleno.News - 23/11/2018 16h57

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Felix Fischer, negou a anulação do processo contra Lula no caso do tríplex, nesta sexta-feira (23). Os advogados do ex-presidente alegaram uma série de violações ao direito de defesa.
Condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em primeira e segunda instâncias, Lula cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão desde abril. Os recursos de Léo Pinheiro e de Agenor Medeiros, respectivamente ex-presidente e ex-diretor da construtora OAS, também não foram aceitos.
Além dessas condenações, o petista também virou réu em uma denúncia do Ministério Público Federal. Juntamente com Dilma Rousseff e outros integrantes do PT, ele responde por crime de organização criminosa. Juntam-se a eles os ex-ministros da Fazenda, Antonio Palocci e Guido Mantega, e o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.
O caso começou a tramitar no Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado, mas foi remetido à primeira instância após os acusados deixarem os cargos e perderam foro privilegiado. A decisão foi do juiz da 10ª Vara, Vallisney de Souza Oliveira.
Leia também1 Boulos, Manuela e Dilma ostentam em hotel 5 estrelas
2 Novo ministro da Educação defende valores tradicionais
3 Médico prefere varrer ruas no Brasil do que voltar para Cuba