Leia também:
X Autor de ataque ao Porta dos Fundos diz não se arrepender

STJ decide suspender ação contra ex-presidente Temer

Processo trata de lavagem de dinheiro

Henrique Gimenes - 24/01/2020 21h18 | atualizado em 24/01/2020 21h28

Ex-presidente Michel Temer Foto: PR/Cesar Itiberê

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu suspender uma ação penal contra o ex-presidente Michel Temer por lavagem de dinheiro. A decisão foi do presidente da Corte, ministro João Otávio de Noronha. O processo, que tramita em São Paulo, trata de uma reforma na casa de uma das filhas de Temer.

Com a medida, a ação ficará parada até que a 5ª Turma do STJ decida se o processo pode ser juntado a outro que tramita na Justiça Federal de Brasília, o do chamado “quadrilhão do MDB”. A defesa de Temer quer as duas ações tramitando em conjunto por considerar que elas estão relacionadas.

Em primeira instância, a Justiça Federal em São Paulo concordou com a reunião, mas após o Ministério Público recorrer, os desembargadores do Tribunal Regional da 3ª Região (TRF-3) decidiram manter dois processos distintos.

Ao analisar o processo, o ministro João Otávio de Noronha afirmou que “havendo certa relação de dependência entre os delitos apurados em um e outro Juízo, é muito provável que a defesa encontre dificuldades para articular seus argumentos e provas, além do (forte) risco de haver decisões opostas e até mesmo contraditórias em virtude da interpretação e subjetividade dos magistrados responsáveis pela condução dos processos”.

Leia também1 Maia critica decisão de Fux sobre o juiz de garantias
2 Fux suspende juiz de garantias por tempo indeterminado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.