Leia também:
X Apóstolo Estevam Hernandes receberá honraria da Alesp

STJ decide que salário pode ser penhorado para quitar dívidas

Limite a ser comprometido é de 30% sobre a remuneração

Marcos Melo - 27/04/2023 17h19 | atualizado em 27/04/2023 20h06

Martelo e prato da Justiça (Imagem ilustrativa) Foto: Pixabay

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que devedores podem ter o salário penhorado parcialmente a fim de quitar a pendência. A aplicação ou não da medida ficará por conta do entendimento de cada juiz. O tribunal não especificou em quais casos essa sentença de penhora parcial do salário poderá ser aplicada.

Anteriormente, haviam duas condições para que ocorresse tal aplicação: quando se tratava de pensão alimentícia e quando a renda mensal do devedor era superior a 50 salários mínimos. Não havia qualquer outra circunstância na qual fosse deferido o pedido de penhora no ganho salarial.

Com o novo entendimento do STJ, é possível que magistrados concedam a aplicação deste meio de execução para garantir o recebimento dos valores em processos trabalhistas ou bancários.

O juiz terá de observar se a parte comprometida da receita salarial do devedor vai implicar na subsistência do mesmo e sua família. Se essa hipótese se confirmar, não poderá o juiz optar por esse meio.

Outro requisito impeditivo para a aplicação da penhora salarial parcial é se o devedor tiver outros meios de quitação do débito, tais como carro, imóvel, investimentos. A opção de recorrer ao ganho salarial é em último caso, quando esgotadas as opções mencionadas anteriormente. O limite a ser comprometido é de 30% sobre a remuneração.

Leia também1 STJ nega reconduzir indicado de Bolsonaro à corregedoria da PRF
2 STJ autoriza família de Marielle a acessar inquérito sigiloso
3 STJ suspende julgamento de recurso da defesa de Robinho
4 Caso Lucas Terra: Júri popular começa a julgar pastores
5 STJ autoriza PF a investigar Cláudio Castro por corrupção

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.