Leia também:
X França diz que é ‘praticamente certo’ Alckmin ser vice de Lula

STJ arquiva investigação contra procuradores da Lava Jato

Decisão partiu do presidente da Corte, ministro Humberto Martins

Pleno.News - 14/02/2022 19h44 | atualizado em 15/02/2022 10h55

Procurador Deltan Dallagnol Foto: ALEP/Pedro de Oliveira

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) arquivou um inquérito sigiloso aberto na Corte para investigar os procuradores da operação Lava Jato. O inquérito havia sido aberto pelo ministro Humberto Martins, atual presidente da Corte, e tinha por objetivo apurar se integrantes operação teriam tentado investigar ilegalmente ministros do STJ.

A informação foi dada pelo site O Antagonista.

A decisão de arquivar o inquérito partiu do próprio ministro Humberto Martins, que disse não ter ficado configurado “indícios de autoria e de materialidade” de condutas criminosas pelos procuradores.

– Ressalte-se que foram expedidos inúmeros ofícios a diversas instituições públicas com o objetivo de coleta de indícios de prática delitiva […] Das informações prestadas pelas autoridades estatais, não se verifica a existência de indícios suficientes de autoria e de materialidade de eventuais crimes, o que induz à convicção de que o arquivamento do presente inquérito é medida que se impõe – apontou o presidente do STJ.

A investigação tinha como alvos os procuradores Luiza Frischeisen, Eduardo Pelella, Januário Paludo, Orlando Martello Júnior, Deltan Dallagnol e Diogo Castor de Mattos. Ela foi aberta em fevereiro de 2021 após diálogos obtidos por hacker na operação Spoofing, que se tornaram públicos após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que beneficiou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao arquivar o caso, Martins enviou um ofício à ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), informando a Corte de sua decisão. A ministra havia suspendido a tramitação do inquérito no ano passado.

Leia também1 Homem que teria ameaçado filha de ministro do STJ é preso
2 Advogado é filmado sem calça em sessão remota do STJ
3 Ministro do STJ suspende greve de peritos médicos do INSS
4 MP denuncia Wesley Safadão por furar fila da vacina
5 Ministro do STJ nega suspensão de ação penal contra José Dirceu

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.