Leia também:
X Radiologista é preso por abusar de mulher durante exame

STF vai discutir Marco Civil da Internet em audiência pública

Convocação foi feita pelos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux

Pleno.News - 03/03/2023 17h47 | atualizado em 03/03/2023 18h20

Plenário do STF Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Os ministros Dias Toffoli e Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocaram audiência pública sobre regras do Marco Civil da Internet para o dia 28 de março. Os magistrados são relatores de ações que questionam o artigo 19, da lei que isenta plataformas de responsabilidade por conteúdos de usuários, a não ser que desobedeçam uma ordem judicial de remoção.

A audiência pública vai discutir a possibilidade de obrigar as plataformas a remover conteúdos que incitem ódio ou disseminem desinformação de forma proativa, ou seja, antes mesmo de uma decisão da Justiça. O tema ganhou destaque após o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter cogitado uma Medida Provisória para mudar o artigo 19. Após críticas, o Planalto recuou, mas uma proposta de mudança na lei ainda deve entrar no PL das Fake News, em tramitação no Congresso.

A ação relatada pelo ministro Fux discute se hospedeiras de sites têm o dever de fiscalizar o conteúdo publicado e retirar publicações ofensivas do ar sem intervenção judicial. A ação relatada pelo ministro Toffoli discute a constitucionalidade da regra do Marco Civil da Internet, que estabelece que provedores de internet só serão responsabilizados por atos de terceiros caso descumpram uma ordem judicial.

As ações tramitam na Corte desde 2017. Uma audiência sobre o tema já havia sido marcada em março de 2020, mas foi suspensa devido à pandemia.

*AE

Leia também1 Barroso defende exclusão de "posts" antes de ordem judicial
2 Moraes recebe representantes de redes visando regulamentação
3 Adolescentes: Estudo alerta contra uso excessivo das redes sociais
4 Janja fala em controlar mídias sociais com primeiras-damas
5 Barroso defende regulação das mídias e cita "consenso global"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.