Leia também:
X Lava Jato mira lavagem de dinheiro no Banco do Brasil

STF: Toffoli pede informações sobre ação da PF no Senado

Ministro quer esclarecer razões de buscas em gabinete de senador

Paulo Moura - 27/09/2019 08h43 | atualizado em 27/09/2019 09h05

Presidente do STF, Dias Toffoli Foto: STF/Nelson Jr

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, pediu esclarecimentos, através de um despacho assinado na quarta-feira (25), ao ministro Luís Roberto Barroso, sobre a decisão que autorizou a realização de uma operação de busca e apreensão na última quinta-feira (19), em gabinetes do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-CE).

Na terça-feira (24), o Senado pediu a Dias Toffoli a imediata suspensão tanto da liminar de Barroso quanto da análise de objetos e documentos apreendidos durante a operação. O argumento utilizado foi de que a medida do ministro permitiu a captura de informações sensíveis e comprometeu a harmonia entre os Poderes.

O procurador-geral da República interino, Alcides Martins, que ainda ocupava o cargo na última terça, defendeu a operação de busca e apreensão da Polícia Federal que vasculhou gabinetes de Bezerra Coelho. Martins afirmou que as informações colhidas na investigação permitem concluir que o senador e o deputado federal Fernando Bezerra Coelho Filho (DEM-PE) receberam vantagens indevidas obtidas com as obras Canal do Sertão e a Transposição do Rio São Francisco.

– Apesar da manifestação contrária da então procuradora-geral, entendo que se faziam presentes os requisitos para o deferimento de todas as medidas requeridas pela autoridade policial – escreveu Martins, em manifestação encaminhada ao STF.

Leia também1 Janot sobre Gilmar Mendes: “Ia dar um tiro na cara dele”
2 Saiba como os ministros do STF votaram sobre a Lava Jato
3 STF impõe derrota à Lava Jato e vira "vergonha nacional"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.