Leia também:
X Líder do governo no Senado quer adiar votação da PEC na CCJ

STF terá esquema especial de segurança para posse de Lula

Prédio da Suprema Corte será protegido por carros vigilantes e policiais

Paulo Moura - 06/12/2022 09h00 | atualizado em 06/12/2022 10h23

Sede do Supremo Tribunal Federal Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve contar com um esquema especial de segurança para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com informações divulgadas pelo site Metrópoles, o prédio da Corte será protegido por carros vigilantes e policiais.

As viaturas da Polícia Judicial ficarão estacionadas na frente do prédio do STF e a estimativa é de que 50 vigilantes armados e outros 98 desarmados sejam escalados para fazer a segurança do local. A equipe de segurança deve utilizar armamentos de diferentes tipos, desde tasers até armas longas, como submetralhadoras.

O esquema de segurança a ser aplicado deve ser similar ao modelo que foi utilizado no desfile de 7 de Setembro e no segundo turno das eleições. Atualmente, parte da Esplanada dos Ministérios, no trecho que vai do Ministério da Justiça ao Itamaraty, está obstruída.

Para a cerimônia, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal iniciou, junto à Polícia Federal (PF) e à equipe de transição de Lula, os planejamentos do esquema de segurança, que será preparado pela PF em conjunto com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Congresso, Supremo Tribunal Federal, Itamaraty e Comando Militar do Planalto (CMP).

A princípio, a pasta de Segurança do DF ficará responsável por realizar revistas e bloqueios no trânsito para o dia da posse. A pasta também mobilizará forças de segurança para atuarem no atendimento ao público caso seja necessário. A segurança específica de Lula, fica a cargo da PF.

Leia também1 Morre a atriz Kirstie Alley, do filme Olha Quem Está Falando
2 Líder do governo no Senado quer adiar votação da PEC na CCJ
3 Compra de blindados: Ação é de autoria de ex-assessor de Palocci
4 Exército não pretende antecipar a troca do comandante
5 Silveira assume relatoria da PEC da Transição no Senado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.