STF tenta emplacar lista tríplice só com mulheres para o TSE
Lista foi encaminhada ao presidente Lula
Pleno.News - 31/05/2023 16h53 | atualizado em 31/05/2023 18h59

O Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (31) uma lista de três nomes que serão enviados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para preencher uma vaga de ministro substituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As advogadas Daniela Borges, Edilêne Lobo e Marilda Silveira receberam dez votos cada.
A vaga foi aberta nesta terça (30), quando o então ministro substituto André Tavares tomou posse como ministro efetivo da Corte. A lista com os três nomes foi encaminhada pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e referendada integralmente pelo Supremo.
Borges e Lobo já integraram a lista quádrupla de candidatos a duas vagas de ministro efetivo no TSE enviada a Lula na semana passada. O presidente, contudo, escolheu os juristas Floriano Marques Neto e André Tavares, em detrimento das duas mulheres.
*AE
Leia também1 Dois ministros indicados por Lula tomam posse no TSE
2 "Não querem só impunidade, querem vingança", diz Dallagnol
3 PF atendeu a 135 pedidos para segurança de ministros de Lula
4 TJBA condena Zambelli por usar hit "Milla" em apoio a Bolsonaro
5 Mendonça absolve condenado a prisão por "furto de lixo"