Leia também:
X Fontenelle chora ao falar de feito de Bolsonaro no Nordeste

STF segue Moraes, e maioria torna Roberto Jefferson réu

Ex-deputado é acusado de homofobia, incitação ao crime de calúnia e difamação

Pierre Borges - 18/02/2022 14h24 | atualizado em 18/02/2022 17h20

Roberto Jefferson e o ministro Alexandre de Moraes, do STF Foto: PTB Nacional/Felipe Menezez e Fellipe Sampaio/STF

Em plenário virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (18) para aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-deputado Roberto Jefferson por suposta homofobia e incitação ao crime de calúnia e difamação contra integrantes do Congresso Nacional e do próprio STF.

O relator da ação, cujo parecer foi seguido pela maioria da Corte, foi o ministro Alexandre de Moraes, que votou pelo acolhimento da denúncia de modo integral e pelo encaminhamento da ação à Justiça Federal no Distrito Federal.

Moraes afirmou que a denúncia “se ocupou de indicar a gravidade das manifestações do denunciado, consignando que os discursos por ele proferidos atentam fortemente contra o Estado Democrático, possuindo brutal potencial lesivo às instituições democráticas, pois tiveram o intuito de tentar impedir o livre exercício do Poder Legislativo”.

Seguiram o voto de Moraes os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli. No entanto, o julgamento só será encerrado na próxima sexta-feira (15), prazo que André Mendonça, Nunes Marques, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e o presidente da Corte, Luiz Fux têm para registrar seus votos.

O relator considerou que as declarações do presidente de honra do PTB “não só atingem a honorabilidade e constituem ameaça ilegal à segurança do Senado Federal e de seus parlamentares, em especial os integrantes da CPI da Pandemia, como se revestem de claro intuito visando impedir o pleno exercício das atividades investigativas conferidas ao Parlamento nacional”.

Leia também1 Fontenelle chora ao falar de feito de Bolsonaro no Nordeste
2 Indenização: Advogado de Lula pede R$ 100 mil da União
3 Secretário dos EUA: Rússia segue enviando soldados para Ucrânia
4 Chamado de 'mamateiro', Zé de Abreu irá processar internauta
5 João Doria envia 4 bombeiros e 2 cachorros para Petrópolis

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.