Leia também:
X Randolfe chama Bolsonaro de ‘delinquente’ e diz que irá ao STF

STF: Se Mendonça for rejeitado, senadores vão dar “escolha” a Bolsonaro

De acordo com o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, a ideia é que Senado indique alguém para STF ou que escolha fique para 2023

Pleno.News - 25/10/2021 16h48 | atualizado em 27/10/2021 14h22

Presidente Jair Bolsonaro ao lado de André Mendonça Foto: EFE/ Joédson Alves

A “polêmica” envolvendo a nomeação de André Mendonça para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) continua. De acordo com o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, senadores e um ministro do STF contrários a Mendonça já possuem uma “narrativa” pronta para uma eventual rejeição no plenário do Senado.

Ex-advogado-geral da União, Mendonça foi indicado em 13 julho pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio de Mello no STF. Mas, desde então, seu nome não passou pelo primeiro procedimento para ingressar na Corte, já que Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da CCJ, ainda não definiu a data da sabatina.

Após a sabatina na CCJ, André Mendonça irá passar pela votação no plenário. De acordo com o colunista, caso o ex-AGU seja rejeitado pelos senadores, serão oferecidas duas opções a Bolsonaro: ou ele aceita uma ‘sugestão’ do próprio Senado, ou a vaga no STF será preenchida apenas em 2023.

No fim de semana, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse que o Senado deve fazer um esforço concentrado depois do dia 15 de novembro para votar indicações para embaixadas, agências reguladoras, conselhos “e também a indicação para o Supremo Tribunal Federal”.

Leia também1 Pacheco: Indicação de Mendonça deve ser votada em novembro
2 Alcolumbre vê prisão do primo como uma retaliação do Planalto
3 Cotado para o STF, presidente do STJ se diz terrivelmente pecador
4 Sabatina de Mendonça: PGR quer arquivar ação contra Alcolumbre
5 Aras diz que 'tem tido conversas' sobre ser indicado ao STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.