Leia também:
X Moro critica Bolsonaro por Lei de Improbidade: “Poderia vetar”

STF: Sabatina de Mendonça pode acontecer no fim de novembro

Davi Alcolumbre deve marcar o procedimento para a última semana do próximo mês

Henrique Gimenes - 27/10/2021 14h34 | atualizado em 27/10/2021 15h08

Senador Davi Alcolumbre pode marcar sabatina de André Mendonça para o fim de novembro Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

A sabatina de André Mendonça na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado poderá, enfim, acontecer. De acordo com a CNN Brasil, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do colegiado, indicou que poderá marcar o procedimento para a última semana de novembro.

Ex-advogado-geral da União, Mendonça foi indicado em 13 julho pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF). Mas, desde então, seu nome não passou pelo primeiro procedimento para ingressar na Corte, a sabatina na CCJ.

De acordo com a emissora, Alcolumbre enfim decidiu por uma data, por acreditar que Mendonça não possui o número necessário de votos para ser aprovado pelo plenário do Senado. Mendonça precisa do apoio de 41 dos 81 senadores para ingressar no Supremo.

De acordo com o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, senadores e um ministro do STF contrários a Mendonça já possuem uma “narrativa” pronta para uma eventual rejeição no plenário do Senado.

Caso o ex-AGU não seja aprovado, serão oferecidas duas opções a Bolsonaro: ou ele aceita uma “sugestão” do próprio Senado, ou a vaga no STF será preenchida apenas em 2023.

Leia também1 RR: Bolsonaro visita culto por 106 anos da Assembleia de Deus
2 "Estamos na iminência de ter um pastor ministro", diz Bolsonaro
3 Conheça Alexandre Cordeiro, cotado como opção a Mendonça
4 Alcolumbre vê prisão do primo como uma retaliação do Planalto
5 STF: Se Mendonça for rejeitado, senadores vão dar "escolha" a Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.