Leia também:
X Serra vira réu por corrupção, caixa 2 e lavagem de dinheiro

STF retira da pauta ação sobre ideologia de gênero nas escolas

Presidente da Corte, Luiz Fux, tomou decisão após receber visita de parlamentares das frentes católica e evangélica

Paulo Moura - 05/11/2020 08h12 | atualizado em 05/11/2020 10h02

Ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal Foto: STF/Nelson Jr

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou da pauta de julgamento do próximo dia 11 de novembro, uma ação do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) que pedia a aceitação do comportamento homossexual nas escolas. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5668 solicita, diretamente, que sejam coibidas ações que possam ser interpretadas como “discriminações de gênero” no âmbito educacional.

A decisão de retirar o conteúdo da pauta foi tomada pelo presidente da Corte após uma visita feita ao magistrado por deputados da Frente Parlamentar Católica, da Frente Parlamentar Evangélica e representantes da Anajure. Durante o encontro, parlamentares afirmaram que o assunto já havia sido discutido amplamente no Congresso e que não teria sentido um outro debate fora do âmbito do Poder Legislativo.

A ação direta de inconstitucionalidade foi ajuizada pelo PSOL em 2017, após várias tentativas de incluir menções às palavras “gênero”, “identidade de gênero” e “orientação sexual” tanto no Plano Nacional de Educação (Lei 13.005), que foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2014, quanto em planos de educação estaduais e municipais, que foram discutidos em 2015.

O PSOL também reclama da ausência do tema na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017. No pedido, a legenda alega que existe uma “homotransfobia” nas escolas e que tal fato estaria gerando grave evasão escolar. Com a decisão de Fux, ainda não há nova definição sobre se, e quando, o processo voltará a ser discutido no STF.

Leia também1 Serra vira réu por corrupção, caixa 2 e lavagem de dinheiro
2 Ao STF, Aras se diz contra ações sobre compra da vacina chinesa
3 Eike Batista terá que devolver R$ 800 milhões aos cofres públicos
4 "Não haverá vacinação forçada", diz especialista sobre a Covid-19
5 Bolsonaro diz ao STF que decisão sobre vacina cabe ao governo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.