Leia também:
X Sóstenes: STF rasga Constituição e Congresso assiste de joelhos

STF reforça detectores de metal e segurança em oitiva de Bolsonaro

Forte esquema de inspeção foi posto em prática para os interrogatórios

Pleno.News - 09/06/2025 16h03 | atualizado em 09/06/2025 16h34

Jair Bolsonaro no interrogatórios dos réus da Ação Penal (AP) 2668 Foto: Ton Molina/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) reforçou as medidas de segurança para as sessões em que são ouvidos na Primeira Turma o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus acusados de integrarem o “núcleo crucial” da suposta trama que pretendia invalidar o resultado das eleições de 2022 e impor um golpe de Estado.

A principal mudança no protocolo de proteção foi o aumento no número de barreiras com detectores de metal. Antes, para acessar a Primeira Turma era preciso passar por apenas uma inspeção. A partir desta semana, os réus, advogados e demais pessoas interessadas em acompanhar a inquirição serão submetidas a duas revistas de detecção.

O STF posicionou duas viaturas e um número maior de agentes da Polícia Judicial na área externa da Primeira Turma, por onde geralmente passam as pessoas que vão acompanhar as sessões de julgamento. No mesmo local, também estão posicionados policiais e cães farejadores responsáveis por varreduras e monitoramento de ameaças.

Essas medidas se somam ao aumento no número de policiais judiciais mobilizados para atuar na segurança da Primeira Turma. O reforço no protocolo de proteção se deve ao fato de a sessão contar com a presença de um ex-presidente, três ex-ministros de Estado, um ex-comandante da Marinha e um deputado federal, além dos cinco ministros que integram a Primeira Turma.

Bolsonaro chegou cedo ao STF e transitou pela Primeira Turma cumprimentando advogados e aliados, que também se sentam no banco dos réus. O presidente foi colocado ao centro da bancada de depoentes, onde poderá manter contato visual direto com o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal.

*AE

Leia também1 Sóstenes: STF rasga Constituição e Congresso assiste de joelhos
2 Michelle Bolsonaro lidera disputa pelo Senado no DF, diz pesquisa
3 Lula : "Crime organizado está na política, no Judiciário e futebol"
4 Haddad recua sobre IOF, e decreto de aumento vai ser revisado
5 Estadão: "Lula perdeu capacidade de enfeitiçar os brasileiros"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.