Supremo recebe pedido de impeachment de Paulo Guedes
Mais de 200 entidades articularam o pedido
Monique Mello - 07/10/2021 17h35 | atualizado em 08/10/2021 10h06

Nesta quinta-feira (7), o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu um pedido de impeachment de Paulo Guedes, ministro da Economia. O pedido foi articulado por mais de 200 entidades, mobilizadas por meio da Coalização Direitos Valem Mais.
O grupo alega que o ministro cometeu crimes de responsabilidade durante a gestão da pandemia da Covid-19. “Não prever no orçamento de 2021 despesas para o enfrentamento da Covid-19, suspender o auxílio emergencial no acirramento da pandemia e fomentar a pobreza no país” seriam alguns deles.
Embora tenha ocorrido quase na mesma data, a iniciativa não está relacionada ao caso das offshores de Guedes nas Ilhas Virgens, conforme informações do jornalista João Paulo Saconi, do Jornal O Globo.
De acordo com documento elaborado pelo grupo, Guedes teria falhado ao deixar de incluir na proposta de orçamento para este ano, enviada ao Congresso em 2020, recursos para o combate ao coronavírus. Os últimos dez meses, apesar da falta de uma previsão de verba, concentram 65% das mortes e 62% das contaminações registradas desde o início da crise sanitária.
– Paulo Guedes agiu deliberadamente para que não houvesse recurso no enfrentamento à pandemia de Covid-19 em 2021. Seja para perseguir uma pretensa tese de imunidade de rebanho, seja por acreditar que a pandemia acabaria repentinamente no país – diz Denise Carreira, uma das porta-vozes da Coalizão Direitos Valem Mais, Plataforma Dhesca e Ação Educativa.
Leia também1 Guedes enviará esclarecimentos ao STF e à PGR sobre offshore
2 Câmara aprova a convocação de Guedes para explicar offshore
3 Bancada do PSOL quer ‘CPI do Paulo Guedes’ na Câmara
4 Guedes aponta maior 'culpado' pelo alto preço da gasolina
5 Deputados aprovam volta da propaganda partidária 'gratuita' em rádio e TV