Leia também:
X Lulinha foi consultor de empresa suspeita de envolvimento com CV

STF quer que CPMI explique pedido sobre celular de Vorcaro

Ofício enviado pelo presidente do colegiado pediu informações sobre contato no telefone do banqueiro

Pleno.News - 25/03/2026 21h39 | atualizado em 26/03/2026 10h26

Senador Carlos Viana Foto: Carlos Moura/Agência Senado

O Supremo Tribunal Federal (STF) enviou ofício à CPMI do INSS para que a comissão explique a finalidade do pedido de informações sobre conversas de um contato ligado ao tribunal encontrado no celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. O documento, assinado na segunda-feira (23), não esclarece se o número pertence ou já pertenceu ao ministro Alexandre de Moraes

No ofício, o STF reconhece a relevância da comissão e afirma estar à disposição para auxiliar nas investigações. A Corte ponderou, no entanto, que, dependendo do objetivo da CPMI, o pedido pode extrapolar as atribuições da diretoria-geral e precisa ser submetido à presidência do tribunal.

A resposta ocorreu após o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da CPMI, enviar ofício em 19 de março solicitando que o STF informasse quais foram os usuários do número nos últimos cinco anos, de janeiro de 2021 até a data do documento. O pedido partiu da identificação, pelo Sittel (Sistema de Investigação de Registros Telefônicos e Telemáticos), de que o telefone para o qual Vorcaro enviou mensagens pertencia ao STF.

O prazo de dois dias úteis fixado por Viana encerrou-se na segunda-feira. Após o vencimento, o senador anunciou que oficiaria o presidente do STF, Edson Fachin, para identificar quem usava o número contatado pelo banqueiro no dia de sua prisão, em 17 de novembro de 2025.

No último dia 16, Viana afirmou no programa Roda Viva, da TV Cultura, que a comissão teve acesso aos dados do celular de Vorcaro e confirmou que o número pertencia a um aparelho funcional do STF. O senador chegou a atribuir o dispositivo ao ministro Alexandre de Moraes, mas recuou e passou a dizer apenas que era do Supremo. Questionado sobre a origem da informação, não explicou.

Vorcaro e Moraes trocaram mensagens pelo WhatsApp durante todo o dia 17 de novembro de 2025, data em que o dono do Master foi preso pela PF, segundo informações da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, e confirmadas pelo Estadão.

Em nota, a Secretaria de Comunicação do STF negou que as mensagens detectadas no celular de Vorcaro se refiram a conversas com o ministro.

*AE

Leia também1 Alckmin minimiza pesquisa e diz que povo julgará na hora certa
2 TSE confirma eleições indiretas no RJ após correção em certidão
3 Caminhoneiros desistem de greve nacional após reunião em Brasília
4 Pressão da indústria trava discussão do fim da escala 6x1

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.